| Autor |
Mensagem |
|
Guga Ramone
Microlander
Registrado em: Ter Out 02, 2007 8:16 pm Mensagens: 327 Localização: Curitiba - PR
Moto: Yamaha XTZ 250 X Laranja
|
E aí, pessoal.
Infelizmente o painel da minha motoca foi pro espaço. Tomei um tombo numa trilha e a frente da moto achou uma árvore. Pelo menos foram apenas danos materiais.
Enfim, queria saber se tem como adaptar um velocímetro analógico na lander, tipo o da DT, XT, XL na Lander. Tenham em mente que não é pra "ficar bonito", mas sim pra que eu possa controlar a velocidade e as distâncias percorridas para médias de consumo e trocas de óleo.
Tenho essa dúvida pois a Lander não tem o sensor na roda dianteira como quase todas as outras motos possuem.
Valeu!!
PS: alguns vão perguntar "mas pq ele não coloca um ciclocomputador ou velocímetro de bicilceta?" E eu respondo que esses velocímetros só marcam velocidade até 99 km/h e a distância até 99 km e com isso eu não controlo nada na motoca...
_________________ Em busca da trilha perfeita!!
Editado pela última vez por Guga Ramone em Seg Jul 07, 2008 11:41 pm, em um total de 1 vez.
|
| Seg Mai 05, 2008 10:35 am |
|
 |
|
senhorprona
Microlander
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 9:49 pm Mensagens: 323 Localização: Serra - RS
|
Guga, tem uns modelos de ciclocomputador que tem marcação correta de distância, eu mesmo uso um (na bike) que zerou o hodomometro em 9999km. Mas o problema é que são caros, pelo menos uns R$ 150. A vantagem é que vc pode calibrar a distância, para ter certeza que quando ele marca 10km/h é realmente 10km/h. Sobre a velociadade real ainda não cheguei aos 100/h de bike, mas 86km/h ele já marcou  posso garantir.  Como vc faz trilha tem uns modelos com fiação reforçada ou até sem fio. Se precisar de mais dicas é só pedir.
_________________ SenhorProna - "Eu não fiz nada! Quando eu cheguei já tava assim!"
|
| Seg Mai 05, 2008 11:05 am |
|
 |
|
FernandoMaia
Velha Guarda
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 1:14 am Mensagens: 2516 Localização: Floripa | SC
Moto: Yamaha XTZ 250 X Preta/Vermelha
|
O problema é que esses velocimetros analógicos são pra engrenagem na roda, o desmultiplicador e o sensor da lander é no motor. Tem uns velocimetros de bicicleta com 3 digitos, só que são um pouco mais caros. No mercado livre tu acha uns baratos: http://lista.mercadolivre.com.br/_CategID_9887boa sorte!
| Seg Mai 05, 2008 11:14 am |
|
 |
|
Guga Ramone
Microlander
Registrado em: Ter Out 02, 2007 8:16 pm Mensagens: 327 Localização: Curitiba - PR
|
Putz, o Mercado Livre é bloqueado aqui no meu trabalho... hehehe De noite, quando estiver em casa eu vejo.
Então, eu queria era gastar pouco, mas ter algo bom (normal, né...)
Qual ciclo-computador vc indicam? Tem que aguentar trilha, barro, chuva, velocidade com 3 dígitos e hodômetro parcial e total q passem dos mil km. E q seja barato?
Valeu!
|
| Seg Mai 05, 2008 11:31 am |
|
 |
|
FernandoMaia
Velha Guarda
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 1:14 am Mensagens: 2516 Localização: Floripa | SC
|
Os Cateye são bons, única desvantagem desses modelos é que não tem iluminação noturna. Cateye Velo 8 - http://www.louzadashop.com.br/index.php ... &prod=NjE3Cateye Velo 5 - http://www.louzadashop.com.br/index.php ... &prod=NjE4
| Seg Mai 05, 2008 11:42 am |
|
 |
|
AndreMotard
XTZinha
Registrado em: Seg Abr 07, 2008 5:00 pm Mensagens: 111 Localização: Brasília
|
Cara,
Somente se comprar um CatEye mesmo.
Velocimetro Analogico na Lander é complicado pois a velocidade é aferida num sensor junto ao motor e não nas rodas como comumente vemos.
_________________André Pinheiro XTZ250X Motard Ex Piloto de SupermotoEquipe Penatrilha Esportes Radicais André Pinheiro Equipe Penatrilha Web Site! (Site no ar galera, podem acessar) 
|
| Seg Mai 05, 2008 11:53 am |
|
 |
|
senhorprona
Microlander
|
Ciclocomputador bons só existem 2, ou é cateye ou sigma. Eu não conheço nenhum que tenha a velocidade real com 3 dígitos (se alguém conhece manda o modelo aí). As demais marcações pode ficar tranquilo que marca legal. O cateye vc encontra em qualquer loja, inclusive kit de fiação e outras coisas caso preciso substituir. A diferença entre os modelos é a quantidade de funções que ele tem (pra quem anda de moto não vejo muita utilidade), no geral todos marcam velocidade, distância total, distância de viagem, vel. média, vel. máxima, e RPM (no caso, da roda não do motor  ). Os cateye da série Enduro usam um fio mais grosso. Mas se vc quer gastar pouco, pode comprar o cateye mais barato (Myth) e instalar de uma forma que o fio e o sensor da roda fiquem bem protegidos. Quanto a durabilidade pode ficar tranquilo, eu tenho um modelo bem comum (que nem é mais fabricado) a 8 anos e só precisei trocar a pilha (2 x). E tenho tb um Myth, faz uns 2 anos, esse eu quase não usei. E na trilha (de bike) eu não perdou, o meu já ficou inclusive submerso (acidente numa lagoa  ).
_________________ SenhorProna - "Eu não fiz nada! Quando eu cheguei já tava assim!"
|
| Seg Mai 05, 2008 12:20 pm |
|
 |
|
Christian
Microlander
Registrado em: Sáb Mar 08, 2008 7:34 pm Mensagens: 259 Localização: Videira - SC
|
Agora me bateu a curiosidade. Já que tu falou que não quer gastar muito, quanto está custando um painel de Lander?
_________________Quer descobrir se há vida após a morte? Mexa na minha moto! 
|
| Seg Mai 05, 2008 12:26 pm |
|
 |
|
Guga Ramone
Microlander
|
senhorprona, valeu pelos relatos. Estou praticamente decidido pelo Cateye Velo 8, que tem as funções q eu quero e não custa caro. Aí é só reforçar o cabo e prolongá-lo se for o caso. Christian, já vi painel usado de Lander por 400 pilas, então ACHO que o original tá na faixa dos 600 a 700 mangos. A propósito, tava vendo o preço duns velocímetro analógicos e como são caros!!! Achei q era baratinho o treco mas nem é. Tem um fabricante de velocímetro digital (Guster Racing) aqui perto do meu trabalho e tb não sai barato: na faixa dos 200 pilas um modelo pqeueno (50mm de diâmetro) e só marca velocidade e hodômetro total... Uma alternativa é o Traitech Endurance. Painel digital bem completo, adaptável em qualquer moto. Custa 75 dólares lá fora, aqui no Brasil acha por uns 300 contos.
|
| Seg Mai 05, 2008 1:17 pm |
|
 |
|
Cardosinho
Ultralander
Registrado em: Seg Mar 31, 2008 7:00 pm Mensagens: 1278 Localização: Brasilia - DF
Moto: Yamaha Lander Azul
|
Aquele exagerado neh: "Compra um GPS, velocidade real!" hahahahahaha... brincadeiras a parte, eu daria um jeito de comprar um painel cara... esses negocios voce vai investir uma graninha agora, para depois ter que colocar um painel novo... Abracos...  P.S.: a ideia do gps funfa muito bem... e ainda vai ver o quanto que o velocimetro original roubava... hehehehehe...
_________________ .: Ushuaia 2010 :. .....:: Eu vou!!! E voce vai?? ::..... HighLanders - DF
|
| Seg Mai 05, 2008 8:28 pm |
|
 |
|
Guga Ramone
Microlander
|
Eu quero comprar um GPS já faz algum tempo. Tô querendo um Garmin GPS Map 60Cx, mas não tô conseguindo guardar dinheiro pra pegar o bendito... E sobre investir no painel, acho q não vale tanto a pena investir num agora. Vai q eu tomo outro tombinho besta na trilha e detono mais um? Vou deixar pra colocar quando for me desfazer da motoca. Por enquanto, só quero algo pra controlar a velocidade por causa dos radares e pra controlar a km rodada por causa do consumo e das trocas de óleo. E já comprei um Cateye Velo 8. Logo logo instalo ele.  Valeu à todos que opinaram.
|
| Seg Mai 05, 2008 11:09 pm |
|
 |
|
senhorprona
Microlander
|
Guga, fica ligado na conexão do fio na base do cateye, ali não é muito recomendável mexer porque ele tem um esquema de isolamento e depois que mexe nunca fica igual. Se precisar trocar o fio ou emendar desmonta o sensor da roda, dentro dele o fio é estanhado em 2 plaquinhas metálicas, é barbada, só cortar e estanhar denovo. Outra dica: um sensor fica na suspa e outro fica nos raios, no momento que a roda gira eles devem passar bem próximos um do outro (+ ou - 2mm), isso não dá certo nem em bike com freio a disco, imagina moto que é muito maior. O lance é prender o sensor em uma aleta do disco. Se precisar de alguma ajuda manda aí.
Sobre o preço do painel, não sei se serve de referência mas um amigo meu pagou R$ 900,00 no da Fazer.
|
| Seg Mai 05, 2008 11:25 pm |
|
 |
|
alysongr
Lander
Registrado em: Ter Out 02, 2007 11:52 pm Mensagens: 660 Localização: Curitiba
|
valeu pela dica galera.. na quarta vamos estanhar a moto inteira do guga rs....
depois mandamos fotos pra galera ter uma nocao..] grande abraco
_________________ Alyson Grassi
Pinhais - PR
Bons ventos galera!
|
| Seg Mai 05, 2008 11:38 pm |
|
 |
|
Cardosinho
Ultralander
Registrado em: Seg Mar 31, 2008 7:00 pm Mensagens: 1278 Localização: Brasilia - DF
Moto: Yamaha Lander Azul
|
Eh... manda as photos...  quero ver como ficou... Com relacao ao gps eh um otimo investimento para quem faz trilhas... tenho um garmin simples.. mas vou trocar logo logo... abracos... 
_________________ .: Ushuaia 2010 :. .....:: Eu vou!!! E voce vai?? ::..... HighLanders - DF
|
| Ter Mai 06, 2008 2:26 am |
|
 |
|
Guga Ramone
Microlander
|
Senhorprona, eu vi o que vc falou. Cara, dá receio de mexer na base do treco or causa disso. Parece que se os fios soltarem dali, já era... O esquema é mexer em baixo mesmo. E o Alyson tava falando duns esqueminhas aí pra gente proteger melhor o fio... Logo a gente comenta disso. Vou descolar uma camera digital, daí a gente faz um tutorial de como instalar o ciclocomputador na motoca. hehehehe
|
| Ter Mai 06, 2008 9:18 am |
|
|