Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: Dom Ago 31, 2014 4:15 am

Responder  [ 31 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Velocímetro analógico na lander? Tem como? RESOLVIDO!! 
Autor Mensagem
Microlander

Moto: Yamaha XTZ 250 X Laranja
E aí, pessoal.

Infelizmente o painel da minha motoca foi pro espaço. Tomei um tombo numa trilha e a frente da moto achou uma árvore. Pelo menos foram apenas danos materiais.

Enfim, queria saber se tem como adaptar um velocímetro analógico na lander, tipo o da DT, XT, XL na Lander. Tenham em mente que não é pra "ficar bonito", mas sim pra que eu possa controlar a velocidade e as distâncias percorridas para médias de consumo e trocas de óleo.

Tenho essa dúvida pois a Lander não tem o sensor na roda dianteira como quase todas as outras motos possuem.

Valeu!!

PS: alguns vão perguntar "mas pq ele não coloca um ciclocomputador ou velocímetro de bicilceta?" E eu respondo que esses velocímetros só marcam velocidade até 99 km/h e a distância até 99 km e com isso eu não controlo nada na motoca...

Editado pela última vez por Guga Ramone em Seg Jul 07, 2008 11:41 pm, em um total de 1 vez.

Seg Mai 05, 2008 10:35 am
Microlander

Guga, tem uns modelos de ciclocomputador que tem marcação correta de distância, eu mesmo uso um (na bike) que zerou o hodomometro em 9999km. Mas o problema é que são caros, pelo menos uns R$ 150. A vantagem é que vc pode calibrar a distância, para ter certeza que quando ele marca 10km/h é realmente 10km/h.
Sobre a velociadade real ainda não cheguei aos 100/h de bike, mas 86km/h ele já marcou :mrgreen: posso garantir. :ok: Como vc faz trilha tem uns modelos com fiação reforçada ou até sem fio. Se precisar de mais dicas é só pedir.

Seg Mai 05, 2008 11:05 am
Perfil Visitar website do usuário
Velha Guarda

Moto: Yamaha XTZ 250 X Preta/Vermelha
O problema é que esses velocimetros analógicos são pra engrenagem na roda, o desmultiplicador e o sensor da lander é no motor. Tem uns velocimetros de bicicleta com 3 digitos, só que são um pouco mais caros. No mercado livre tu acha uns baratos: http://lista.mercadolivre.com.br/_CategID_9887

boa sorte!

Seg Mai 05, 2008 11:14 am
Microlander

Putz, o Mercado Livre é bloqueado aqui no meu trabalho... hehehe De noite, quando estiver em casa eu vejo.

Então, eu queria era gastar pouco, mas ter algo bom (normal, né...)

Qual ciclo-computador vc indicam? Tem que aguentar trilha, barro, chuva, velocidade com 3 dígitos e hodômetro parcial e total q passem dos mil km. E q seja barato?

Valeu!

Seg Mai 05, 2008 11:31 am
Velha Guarda

Os Cateye são bons, única desvantagem desses modelos é que não tem iluminação noturna.
Cateye Velo 8 - http://www.louzadashop.com.br/index.php ... &prod=NjE3
Cateye Velo 5 - http://www.louzadashop.com.br/index.php ... &prod=NjE4

Seg Mai 05, 2008 11:42 am
XTZinha

Cara,

Somente se comprar um CatEye mesmo.

Velocimetro Analogico na Lander é complicado pois a velocidade é aferida num sensor junto ao motor e não nas rodas como comumente vemos.

Equipe Penatrilha Esportes Radicais
André Pinheiro
Equipe Penatrilha Web Site! (Site no ar galera, podem acessar)
Imagem

Seg Mai 05, 2008 11:53 am
Microlander

Ciclocomputador bons só existem 2, ou é cateye ou sigma. Eu não conheço nenhum que tenha a velocidade real com 3 dígitos (se alguém conhece manda o modelo aí). As demais marcações pode ficar tranquilo que marca legal.

O cateye vc encontra em qualquer loja, inclusive kit de fiação e outras coisas caso preciso substituir. A diferença entre os modelos é a quantidade de funções que ele tem (pra quem anda de moto não vejo muita utilidade), no geral todos marcam velocidade, distância total, distância de viagem, vel. média, vel. máxima, e RPM (no caso, da roda não do motor :wink: ).
Os cateye da série Enduro usam um fio mais grosso. Mas se vc quer gastar pouco, pode comprar o cateye mais barato (Myth) e instalar de uma forma que o fio e o sensor da roda fiquem bem protegidos.

Quanto a durabilidade pode ficar tranquilo, eu tenho um modelo bem comum (que nem é mais fabricado) a 8 anos e só precisei trocar a pilha (2 x). E tenho tb um Myth, faz uns 2 anos, esse eu quase não usei. E na trilha (de bike) eu não perdou, o meu já ficou inclusive submerso (acidente numa lagoa :roll: ).

Seg Mai 05, 2008 12:20 pm
Microlander

Moto: Yamaha Lander Azul
Marca de Capacete: preencher no perfil
Agora me bateu a curiosidade.
Já que tu falou que não quer gastar muito, quanto está custando um painel de Lander?

Seg Mai 05, 2008 12:26 pm
Microlander

senhorprona, valeu pelos relatos. Estou praticamente decidido pelo Cateye Velo 8, que tem as funções q eu quero e não custa caro. Aí é só reforçar o cabo e prolongá-lo se for o caso.

Christian, já vi painel usado de Lander por 400 pilas, então ACHO que o original tá na faixa dos 600 a 700 mangos.

A propósito, tava vendo o preço duns velocímetro analógicos e como são caros!!! Achei q era baratinho o treco mas nem é. Tem um fabricante de velocímetro digital (Guster Racing) aqui perto do meu trabalho e tb não sai barato: na faixa dos 200 pilas um modelo pqeueno (50mm de diâmetro) e só marca velocidade e hodômetro total... :shock:

Uma alternativa é o Traitech Endurance. Painel digital bem completo, adaptável em qualquer moto. Custa 75 dólares lá fora, aqui no Brasil acha por uns 300 contos.

Seg Mai 05, 2008 1:17 pm
Ultralander

Mensagem 
Aquele exagerado neh: "Compra um GPS, velocidade real!" hahahahahaha... brincadeiras a parte, eu daria um jeito de comprar um painel cara... esses negocios voce vai investir uma graninha agora, para depois ter que colocar um painel novo...
Abracos... :ok:
P.S.: a ideia do gps funfa muito bem... e ainda vai ver o quanto que o velocimetro original roubava... hehehehehe...

Seg Mai 05, 2008 8:28 pm
Microlander

Eu quero comprar um GPS já faz algum tempo. Tô querendo um Garmin GPS Map 60Cx, mas não tô conseguindo guardar dinheiro pra pegar o bendito...

E sobre investir no painel, acho q não vale tanto a pena investir num agora. Vai q eu tomo outro tombinho besta na trilha e detono mais um? Vou deixar pra colocar quando for me desfazer da motoca. Por enquanto, só quero algo pra controlar a velocidade por causa dos radares e pra controlar a km rodada por causa do consumo e das trocas de óleo.

E já comprei um Cateye Velo 8. Logo logo instalo ele. ;)

Valeu à todos que opinaram.

Seg Mai 05, 2008 11:09 pm
Microlander

Guga, fica ligado na conexão do fio na base do cateye, ali não é muito recomendável mexer porque ele tem um esquema de isolamento e depois que mexe nunca fica igual. Se precisar trocar o fio ou emendar desmonta o sensor da roda, dentro dele o fio é estanhado em 2 plaquinhas metálicas, é barbada, só cortar e estanhar denovo. Outra dica: um sensor fica na suspa e outro fica nos raios, no momento que a roda gira eles devem passar bem próximos um do outro (+ ou - 2mm), isso não dá certo nem em bike com freio a disco, imagina moto que é muito maior. O lance é prender o sensor em uma aleta do disco. Se precisar de alguma ajuda manda aí.

Sobre o preço do painel, não sei se serve de referência mas um amigo meu pagou R$ 900,00 no da Fazer.

Seg Mai 05, 2008 11:25 pm
Lander

valeu pela dica galera.. na quarta vamos estanhar a moto inteira do guga rs....

depois mandamos fotos pra galera ter uma nocao..]
grande abraco

Seg Mai 05, 2008 11:38 pm
Ultralander

Eh... manda as photos... :D
quero ver como ficou...
Com relacao ao gps eh um otimo investimento para quem faz trilhas... tenho um garmin simples.. mas vou trocar logo logo...
abracos... :ok:

Ter Mai 06, 2008 2:26 am
Microlander

Senhorprona, eu vi o que vc falou. Cara, dá receio de mexer na base do treco or causa disso. Parece que se os fios soltarem dali, já era... O esquema é mexer em baixo mesmo. E o Alyson tava falando duns esqueminhas aí pra gente proteger melhor o fio... Logo a gente comenta disso. Vou descolar uma camera digital, daí a gente faz um tutorial de como instalar o ciclocomputador na motoca. hehehehe

Ter Mai 06, 2008 9:18 am
Responder   [ 31 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo