Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: Seg Out 20, 2014 11:02 am

Responder  [ 40 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Instalação Brakelight e setas no baú Givi 45 lts. 
Autor Mensagem
XTZinha

Moto: Yamaha Lander Vermelha
Saudações caros Highlanders,

Hoje vou colocar aqui minha primeira contribuição técnica. Após longa pesquisa cheguei a esta instalação que na minha avaliação ficou excelente, não desmerecendo o kit original da GIVI para o baú, que no caso só atende o funcionamento da luz do freio, mas como engenheiro busquei algo que atendesse tanto a luz do freio no baú como também as setas, isso tudo mantendo a idoneidade do sistema elétrico da moto, que tivesse uma manutenção simples e rápida e também mantendo a relação CUSTO x BENEFICIO num nível ótimo.

O sistema que irei mostrar passo a passo já passou por duas viagens a João Pessoa (220 km ida e volta) e 2 meses de uso normal aqui em Recife, quando digo uso normal é sem se preocupar em usar. Assim, antes que perguntem, verificamos que o calor gerado pelas lâmpadas não danifica em nada o espelho vermelho e nem o plástico do baú, é claro que isso foi uma das preocupações durante a instalação e o soquete para a lâmpada da luz do freio foi escolhida para manter uma certa distancia da lâmpada do corpo do baú bem como do espelho vermelho.

Inicialmente gostaria de agradecer aos amigos dos fóruns http://www.fazeronline.com , http://www.debatemotos.com , http://www.forumxt600.com.br e http://www.xtzlander.com.br , onde pesquisei incansavelmente sobre o assunto.

Com a idéia na cabeça pensei na configuração do sistema, daí passei aos cálculos para verificar qual seria a corrente (amperes) que o conjunto da obra iria puxar da bateria.
Pensei na seguinte configuração para o bauleto: Uma lâmpada de dois elementos (21W+5W) para a luz direta + freio e duas lâmpadas de 3W para os piscas. Neste caso teríamos para a situação completa de funcionamento, ou seja, em conjunto com o sistema original da moto, acionando o freio com um pisca funcionando:

Sem o Bauleto temos: 26W (freio+direto) + 20W (dois piscas) – ou seja sistema normal da moto = 46W -> P=UxI => 46W=12VxI -> I=3,84 amperes

Com o novo sistema Bauleto: 52 (2x26W - freio+direto) + 20W(dois piscas moto) + 3W(pisca baú) = 75W  P=UxI => 75W=12VxI -> I= 6,25 amperes :dancing: :dancing:
Como o fusível de proteção é de 10 amperes (original) o mesmo irá trabalhar normalmente o que também não irá comprometer o sistema de cabos e etc que foram dimensionados tomando como base o fusível. Assim partimos para a compra do material. :ok: :ok:

Material comprado:
1-Soquete Lâmpada Traseira 2 elementos: R$ 3,50
2- Lâmpada Stop Traseira 12V 21/5W 2 elementos – R$ 1,00
3- Soquete para lâmpada painel moto – 2x R$ 4,00 = R$ 8,00
4- Lâmpada Pequena 1 filamento - 2x R$ 1,00 -= R$ 2,00
5- Conector 5 pinos macho – R$ 2,65
6- Conector 5 pinos fêmea - 2x R$ 3,13 – R$ 6,26
7- Cabo Isolado 4x22mm isolado – 3 metros – R$ 13,23
8- Spaguete termo retrátil 18mm – 50 cm – R$ 4,66
9- Spaguete termo retrátil 6 1/3mm – 1,5 m – R$ 1,96
10- Spaguete termo retrátil 3mm – 1m – R$ 2,20
11- Tubo 50gr silicone – R$ 3,22
12- Refil de cola quente – 3x R$ 1,00 = R$3,00
13- Barra de cindel – R$ 2,58
Total= R$ 54,26 :dancing: :dancing:

Ferramentas utilizadas:
Micro retífica Dremel
Alicate de corte
Alicate de bico
Estilete
Pistola de cola quente
Tesoura
Chave de fenda
Chave tipo Philips
Ferro de solda
Imagem

Assim procedemos à instalação do sistema começando pelo bauleto.
Inicialmente instalamos o cabo dentro do bauleto até o local aonde iremos instalar as lâmpadas: Furamos a base do bauleto e o topo para inserir o cabo para dentro do bauleto e para o local onde iremos colocar a iluminação, respectivamente, utilizando a Dremel.

Imagem

Passamos o cabo fixando com cola quente. No local aonde iremos colocar as lâmpadas deve ser verificado o espaço que temos disponível. Deve-se colocar o espelho vermelho - refletivo para verificar o que temos disponível de espaço, assim chegamos à seguinte configuração:

Imagem Imagem

O soquete dos picas fixei mais para o lado que consegui para dar o efeito de pisca nas laterais do espelho refletivo, ficando o mais separado possível da luz traseira direta (freio) que irá ficar no centro. Não deu para fixar as lâmpadas do pisca diretamente nas laterais, pois não tem espaço, é muito raso entre o bauleto e o espelho, pensei em furar e fixar por dentro mais iria perder espaço dentro do bauleto e não teria boa proteção interna para o conjunto soquete lâmpada. Para melhor manutenção do sistema resolvi fazer as ligações com a famosa barra de cindal, para sua fixação e também dos dois soquetes das lâmpadas do pisca utilizei a cola quente. Para a fixação da lâmpada de dois elementos para a luz do freio iremos fazer quatro furos no bauleto para usar duas braçadeiras de nylon, assim mantemos fixo sem possibilidade de movimento. Não daria para ser feito com cola quente, pois em funcionamento esta se aquece muito e a cola quente poderia derreter.

Exagere na colocação de silicone para proteger toda a instalação, principalmente nos contatos visiveis, na barra de cindel e no corpo do suporte da lâmpada da luz do freio. Pois conforme constatações pode entrar água durante o uso na moto devido o spray que o pneu traseiro lança entrando pelo buraco que fica no sistema de travamento do baú.

Imagem

Também foi passado silicone para fixar os cabos que foram revestidos com spaguete para proteger os mesmos. Nesta fixação deve-se tomar o cuidado para ficar bem preso, pois se soltar irá obstruir o sistema de fechamento e travamento do bauleto.
Para manter o uso da sinalização branca que vem originalmente no baú (plástico branco) foi cortado o mesmo e colado diretamente no bauleto com o uso da cola quente, assim para o caso de não estivermos andando com a moto o bauleto mantêm a sinalização quando este é iluminado por outros veículos.
Nesta nossa instalação, para a fixação das lâmpadas e acessórios, tivemos a preocupação de utilizar a própria estrutura do bauleto e não diretamente no espelho de sinalização, devido o espelho ser mais frágil. Ficando direto no bauleto alem de ser mais rígido ainda podemos ter um acesso mais fácil para possíveis manutenções no sistema, bastando para isso retirar o espelho de sinalização. Outra preocupação foi referente ao sistema gerar certo calor e o possível contato direto com o espelho poderia danificá-lo.

Optamos por não usar o sistema de Leds, pois conforme lemos em varias colaborações de colegas da internet e também por experiência própria é sabido que a maioria dos Led’s não são próprios para trabalhar diante de trepidações constantes e ainda do fato dos mesmos serem ligados entre si de forma paralela, em serie ou mesclado onde na ocorrência da queima de um pode-se perder o funcionamento de certa série ou de toda a iluminação. Além do fato de que a substituição de algum deles devido à queima demandaria de maior tempo e desconforto, pois estes geralmente são soldados em pequenas placas de circuito. No nosso caso estas situações, se acontecerem serão facilmente resolvidas somente com a simples retirada da lâmpada queimada e que também não causará a parada de funcionamento de outra lâmpada.
Para finalizar a instalação fizemos a medida para verificar a quantidade de cabo para ligação debaixo da rabeta, localizamos os fios corretos de cada função e soldamos, soldamos em seguida o cabo com os respectivos conectores macho e fêmea de 5 pólos, são de 5 polos devido as funções diferenciadas, ou seja, pisca direito, pisca esquerdo, elemento do freio, elemento luz direta e o terra comum:
Imagem Imagem

Imagem Imagem
Imagem

Para o caso do conector macho, não encontramos o mesmo com proteção, assim compramos o spaguete grosso onde podemos cobrir o mesmo para realizar a proteção dos cabos e da solda realizada. Também foi utilizada no revestimento desta peça uma pequena borracha circular laranja que foi retirada de uma pistola de cola-quente queimada que eu tinha em casa que caiu como uma luva, isso pode ser substituído talvez por um pedaço de borracha de câmara de bicicleta. Passei um pouco de fita isolante alta-fusão no final de cada conector arrematando no cabo para não deixar dúvida para entrada de água.

Para finalizar fui num colega que trabalha com capotaria e mandei revesti com alcatifa, material de relativa facilidade para colocação, se molda facilmente ao que for revestir. Tive essa idéia, pois escondo o cabo e também deixo o Baú pronto para levar coisas que necessitam de proteção (óculos, capacetes, ferramentas eletrônicas , etc.). O serviço + o material ficou em R$70,00.

Imagem
Imagem
Imagem

Com a ajuda do meu campeão mostramos o sistema em funcionamento, ficou assim:
Imagem
Pisca esquerdo e lâmpada da lanterna traseira acessa.

Imagem
Pisca direito e lâmpada da lanterna traseira acessa.

Imagem
Somente lâmpada da lanterna traseira acessa.

Imagem
Freio + lâmpada da lanterna traseira acessa.

Imagem

Custo total: R$124,26 (já com a forração). O sistema da GIVI custa em torno de R$257,00 (fora o frete) e é só BRAKELIGHT http://www.rs1.com.br/product.php?CodigoProduto=RS51301.
Diferença a menor de R$ 132,74 sem contar com a praticidade para troca das lâmpadas se caso alguma queimar e ainda todas as funções indicadoras da moto no baú.

Espero que gostem e que utilizem!!

Um abraço e BONS VENTOS a todos !!!!

Imagem

Editado pela última vez por willramires em Ter Out 20, 2009 8:48 am, em um total de 1 vez.

Seg Out 19, 2009 11:22 am
XTZinha

Moto: Yamaha XTZ 250 X Preta/Vermelha
Parabens Will...show de bola...

abraço!

Seg Out 19, 2009 11:40 am
*Highlander*

Moto: Yamaha XTZ 250 X Preta/Vermelha
Ficou muito bacana :applause: :applause: :applause: :applause:

Seg Out 19, 2009 12:10 pm
Velha Guarda

Moto: Yamaha Lander Azul
Legal....o meu instalei apenas o break-ligth de leds...comprei um daqueles genericos p carro ( R$ 9,00), desmontei ele e colei apenas a placa de circuito com cola quente...
Imagem
Agora esse carpet foi muito bem pensado...apesar que no meu eu não coloco, pois uso a moto p ir trabalhar,e quando usar a capa de chuva e tiver que guarda-la molhada vai complicar... :ok:
Outra dica é isolar esse local indicado abaixo com plastico ou outro material...pois entra agua e vai molhar e oxidar sua instalação... :ok:
Imagem

Seg Out 19, 2009 12:10 pm
XTZinha

Moto: Yamaha Ténéré 250 Branca
Muito bem feita mesmo a instalação.
Mas é comun queimar lâmpadas halogenias em baús, devido a vibração.
Quando eu fiz um sistema parecido nos baús da minha DR, eu utilizei LEDs, que além de não queimarem com a vibração, o consumo de energia é praticamente desprezível.

Seg Out 19, 2009 12:14 pm
XTZinha

Acho que as lampadas que comprei não são Halógenas não (vou verificar), são para motos mesmo, comprei nas lojas de peças para motos daqui (moto cruz etc..), a que usei para o freio são de freio mesmo, e as de 3W são as que vão nos painéis das motos mais antigas. Para o caso da vibração não aconteceu nada ainda, ainda mais que elas são feitas para isso mesmo, ou vocês acham que as lâmpadas que estão nas setas, no farol e para o freio não vibrão?? :lol: :lol: :lol:
O fato que faz um bom tempo que eu testo e nada acontece......

Sobre a capa meu amigo Rogério, eu nunca coloquei ela monhada dentro do Baú (já tenho o bau a quase dois anos), depois de pegar aquele toró levo a capa comigo para onde for, dentro de um saco, para o caso de tiver aonde deixar ficar escorrendo (por exemplo num banheiro). Imagine deixar dentro do baú molhado, depois vai ficar com aquele cheirinho.... e agora neste novo caso iria detonar a forração.... mas como eu nunca fazia mesmo...isso nem vai ocorrer.. :dancing: :dancing:

Imagem

Seg Out 19, 2009 12:40 pm
XTZinha

Rogério não entendi bem como vc isolou a parte indicada para que não entre água?

Esse buraco fica por dentro do baú e ele sempre vai estar fechado quando o baú estiver fechado... acho meio difícil eu abrir o baú debaixo de uma chuva serrada...

Um abraço,

Imagem

Seg Out 19, 2009 12:43 pm
*Highlander*

Moto: Kawasaki Versys 650
Marca de Capacete: Shark S700s
show de bola, parabéns pelo tutorial... :ok:

Seg Out 19, 2009 1:01 pm
Perfil Visitar website do usuário
XTZinha

Estava calculando junto com meu amigo do trabalho e cheguei a seguinte kilometragem de teste do sistema: 1660 km's de só alegria!!! :dancing: :dancing: :vee: :vee: :applause: :applause:

5 dias de uso para ir ao trampo, em torno de 12 km ida + 12 de volta= 24km * 5 * 4(semanas) * 2 meses = 960 km + duas viagens Recife - João Pessoa = 400 km -> Total de 1360,00 km's sem contar os passeios de finais de semana (só em JP gastei um tanque -> 10 lt*30km/lt= 300km), ai eu chego na estimativa de 1660 kilometros de teste no sistema sem nenhum problema. :ok: :ok: :dancing: :dancing: :vee: :vee: :applause: :applause: :lol: :lol:

Imagem

Seg Out 19, 2009 1:23 pm
Velha Guarda

Moto: Yamaha Lander Azul
willramires escreveu:
Rogério não entendi bem como vc isolou a parte indicada para que não entre água?

Esse buraco fica por dentro do baú e ele sempre vai estar fechado quando o baú estiver fechado... acho meio difícil eu abrir o baú debaixo de uma chuva serrada...

Um abraço,
Pelo menos no meu a agua chegou a molhar o circuito com o spray do pneu traseiro...dai fixei um papelão duro envolvido em plastico ... até agora esta aguentando... :ok:
Não entra no bau....só vai molhar os circuitos e lampadas.... :ok:

Seg Out 19, 2009 1:29 pm
XTZinha

Acho meio dificil ele entrar por ali pois o baú fica fechado...to tentando imaginar como,

Tava pensando em como pode ter entrado e acho que foi pelo pequeno espaço entre o espelho vermelho e o baú, olhei na minha agora a pouco e existe uma pequena brecha entre o espelho e o plástico do baú, e como a água não tem medo de entrar em qualquer fresta pode ter entrado por ai. Assim vou dar uma caprichada com silicone em volta do suporte da lâmpada do freio, pois já fiz isso na barra de cindel (aonde fixei os cabos) e o restante da instalação tá bem isolada com os spaguetes retrateis....

Imagem

Seg Out 19, 2009 1:45 pm
Microlander

Moto: Yamaha XTZ 250 X Preta/Roxa
Excelente! Podia migrar pra os Tutoriais? :ok:

Seg Out 19, 2009 8:44 pm
Perfil Visitar website do usuário
Velha Guarda

Moto: Yamaha Ténéré 250 Preta
Marca de Capacete: LS2 FF386
Show de bola, Will!
Tenho um Givi 470 e tenho muita vontade de fazer isso.
Mas não tenho habilidade qualquer, nem ferramenta para isso.
Mas ainda vou me meter a fazer.
Seu tutorial me deu coragem para fazer os devidos furos.
Se morasse perto, já contrataria seus serviços de Prof. Pardal.

Cá entre nós, se não tivesse a ajuda do filhão, as fotos não teriam acontecido, não?!
:lol: :lol: :lol: :lol:

Parabéns!!! :applause: :applause: :applause:

Seg Out 19, 2009 10:25 pm
*Highlander*

Nota 10 vei! se eu tivesse talento tentaria fazer hehehe
Parabens. :applause:

Seg Out 19, 2009 11:35 pm
XTZinha

Amadeo e Marper, podem começar a fazer, acho que o tutorial ficou bom mas se tiver qualquer duvida pode perguntar.!!!! :ok: :ok:

Rogério, estive olhando melhor o baú e você tem razão sobre poder entrar água devido o spray do pneu traseiro pelo buraco que fica no sistema de travamento. Mais um motivo que vou dar uma passada a mais de silicone em todos os contatos e na parte metálica do suporte da lâmpada da luz do freio!!!! Sinceramente passei batido nessa constatação, vou até acrescentar isso no tutorial.

UM ABRAÇO A TODOS & BONS VENTOS!!!!!!!!!!

Imagem

Ter Out 20, 2009 8:43 am
Responder   [ 40 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo