Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: Dom Jul 21, 2019 2:18 pm

Responder  [ 430 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 29  Próximo
Review XRE by Pororó após 61 mil kms 
Autor Mensagem
*Highlander*

Moto: Honda XRE 300
Marca de Capacete: GDR MX 311/Scorpion Exo 500
Bom antes de mais nada, se voce realmente tem dinheiro ou condições de comprar uma 660 Z ou R, Versys, Vstrom, Bmw's ou qualquer outra que te agrade e custe mais de 13 mil reais meus parabéns, mais não vem aqui no tópico falar besteira ou fazer comparação idiota que aqui não é o lugar nem o foco do tópico.

Agora se voce quer comprar uma moto até os 13 mil reais que é o valor da XRE e muito mais do que vale hoje uma X e a Lander pode ler e questionar que eu e muitos outros amigos vamos ajudar a escolher.

Ainda não posso opinar sobre o conforto e ergonomia da Tenere 250 pois ainda não fiz uma trip com ela, espero que em uma próxima trip eu consiga por pelo menos um bom trecho pilotar a Tenere 250 na estrada e na curvaiada pra eu sentir a diferença, mais sobre o motor, consumo, freios e suspensões eu posso falar pois são a mesma coisa da X e Lander e isso nós sabemos a tempos.

Bom galera, criei esta tópico na sessão de comparativos pois é onde ele deve estar, assim espero ajudar a tirar as dúvidas de quem estiver interessado em uma das duas motos.

Vejo muito nego falando merda sem nunca ter andado em uma ou nas duas motos só pelo achismo ou por gostar mais de uma das marcas, e assim acabam esquecendo o que importa que é sentar na moto, pilotar, sentir as diferenças entre uma e outra e assim escolher a melhor para seu tipo de uso.

Bom vamos ao que interessa :vee:

Tive a sorte de meu irmão me dar ouvidos, gostar e comprar uma XRE 2012 sem ABS.
Ele foi viajar e pediu pra eu andar com a moto pra amaciar e fazer a revisão dos 1000 kms ainda este mês para ele viajar com ela para Caldas Novas mês que vem nas férias dele.
Foi uma oportunidade fantástica de REALMENTE poder testar uma moto que eu vejo como possibilidade de meu UP daqui uns tempos, na sexta ja usei a moto aqui na cidade para ir trabalhar e ela estava com apenas 150 kms rodados, na cidade foi tão bem quanto a X pra deslocamento urbano em transito pesado, corredor e tudo mais, o fato da frente ser fixa não atrapalha em NADA andar entre os carros e até trocar de faixa com transito parado, e o guidão dela é mais alto do que o da minha X e olha que uso Oxxy médio com alongador e mesmo assim a XRE passa por cima dos retrovisores mais altos no transito.

Na estrada
Rodei ontem com o mosquitão 400 kms, tive a ajuda do Diego Bizacha que pilotou ela na ida por um trecho da Dutra e na volta o Wolf tambem fez um bom trecho da Dutra, e até eles que são Yamahistas elogiaram a moto após terem andado, pra mim tambem foi bom pois é ai que voce ve a diferença de sair do sofazão que é o banco da XRE e montar na Lander e pilotar por um bom trecho, mais a diferença vai bem além do Banco, a cara de mosquito dela desvia muito o vento, a ponto de eu com meus quase 1,80 de altura não tomar vento no peito e nos braços com a XRE, coisa que percebi logo após começar a pilotar a lander nas duas trocas durante a viagem, a posição de pilotagem é muito confortável, guidão na posição e altura certa, pedaleiras mais baixas e banco mais alto que proporcionam um encaixe legal na moto e posição confortável, tanto que em nenhum momento troquei de pedaleira (na X quando canso coloco os pés na pedaleira do garupa pro sangue circular e mudar de posição um pouco) ou estiquei as pernas, coisa que na X mesmo com o banco Badlander não tem comparação, voce não se cansa e se deixasse faria a viagem sem parar numa boa.

Uma coisa que me impressionou muito é a falta de vibração no guidão, mesmo ele não tendo coxim igual o da X não vibra a ponto de voce conseguir ver nitidamente a imagem refletida pelo retrovisor e não sentir aquele formigamento na mão após pilotar por muito tempo, o motor é muito silencioso e mesmo a 120 kmh nos 7500 rpms voce não ouve barulho do motor ou escape, coisa que na X a essa RPM e velocidade ta berrando muito, o unico barulho que se ouve na 300 cc é do pneu Sahara 3 que chega a enganar os desavisados que vão achar que tem rolamento roncando pois o som do pneu é bem este :lol:

Desempenho
Pelo fato da moto ser quase 0 e estar amaciando e não ser minha peguei leve e andei sempre na faixa de 6 mil Rpms pra arrancada e de final a 110-120 kmh na casa de 7000 Rpms pra amaciar a moto numa boa, então só fiz um teste na ida de tentar ver o Top Speed dela e ela chegou nos 8 mil Rpms a 140 kmh na reta, mais não segurei e depois da revisão de 1000 kms vou fazer outra trip e ver quanto ela vai manter com o cabo enrolado.
A diferença que deu pra notar é na saida e na subida, na saida mesmo com as marchas mais curtas ela abre muito rápido e sobe a roda da frente muito fácil, na estrada em subidas ela mantem 120 e vai subindo enquanto as landers iam ficando pra trás, e isso sem enrolar o cabo :D

Nesse regime de rotação e velocidade na estrada a Black Mule (minha X) faz um consumo de 28 a 30 Km por litro, ja a XRE fez 25 km litro, por curiosidade a moto do Bizacha e do Wolf que abastecemos juntos fez a mesma coisa, eles podem confirmar depois :ok:

Curvas :twisted:
Essa foi a hora mais esperada por mim, começar a subir as serrinhas do trajeto e foi uma grata surpresa :dancing: a XRE é ÓTIMA de curva, brinquei o mesmo tanto que brinco com a X, mesmo ela usando pneus mais Off é ótima de curva,e as suspensões dela são fantásticas (pra uma moto desse nível aqui) a moto responde muito bem ao contra esterço, pêndulo, inclinação e troca de direção, com o louvor de não vibrar e não torcer em curvas travadas com mais velocidade, coisa que com a X torce tanto que a corrente chega a raspar no pneu e a moto tremer muito.
A relação de marchas curta, maior força e torque fazia com que eu abrisse muito das X que estavam me acompanhando na saida das curvas, isso que eu peguei leve com um pouco de medo de acabar abusando e deitando a moto :crying: e subi de 4ª e 5ª sem esgoelar, depois quero testar no modo Devil on Road subindo de 3ª e 4ª esgoelando :twisted:

Os freios são ótimos, sem necessidade de fazer Ups neles, do jeito que vem serve pra minha pilotagem tranquilo :applause:

Suspensões perfeitas para uma moto de uso normal, da gosto chegar de 3ª na lombada e dar aquela acelerada e decolar e sentir ela voltando ao chão de forma suave, progressiva e sem barulhos ou pancadas :P

Frente fixa e farol
Não atrapalha em nada, não mudou minha maneira de pilotar e o farol é ótimo, descendo a Serra a noite sem iluminação e sem sinalização pois está em obra e em nenhum momento eu deixei de enxergar a entrada ou saida das curvas, mesmo em curvas que fiz a 70 por hora o foco do farol alto que vai loooonge e espalha legal deu sempre segurança.

Pra não dizer que é perfeita :?
Os punhos de partida e luz são muito pobres para o porte e valor da moto e destoam do restante do conjunto, realmente senti falta da tecla para apagar o farol e do lampejador de farol alto, as manoplas tbm são rídiculas :down:
Ela merecia um tanque de pelo menos 15 litros, pois com o conforto dela daria para se fazer pernas de viagem bem longas, só parando para abastecer a cada 300 ou 400 kms rodados.

Sobre o visual e estilo eu pelo menos curto, e acho que muita gente curte levando em conta o tanto que vende dessa moto, bonito ou feio é relativo e varia de cada um, a Tenere sem traseira tambem não é um primor de design e nem por isso eu deixaria de ter uma delas.

Conclusão minha
Não consegui encontrar outros pontos negativos além dos que citei dos punhos e manoplas, e isso nem de longe me faria deixar de comprar esta moto.
O fato inegável do seguro de alto valor e ser visada pelos vagabundos tambem vai contra ela, mais pra quem for de uma região tranquila vale muito mais a pena, eu sempre tive moto TOP de visada pra sua época então seria apenas mais uma das outras 4 que tive, tem de se proteger e tomar cuidado, de resto é curtir a moto que tem muito a oferecer :riding:

Hoje só não compro a minha pois estou planejando a troca pra não pagar juros, mais no atual momento com as motos que temos pra escolher na faixa de 11 a 13 mil a XRE é a melhor disparada, pois une uma moto urbana e uma moto estradera com baixo custo e consumo e muito conforto pra faixa de preço dela.

Conforme for rodando vou atualizando o tópico, as manutenções, valores e problemas tambem vou relatar.

Bom agora quero ver nego falar nas Trips que a lander anda mais que a XRE (pelo menos a minha não anda nem fodendo) ou que todas vazam óleo, pois essa vai ser a cobaia do fórum.

Tirei só duas fotos dela na Trip :sorry:
Imagem
Imagem

Espero apenas perguntas e opiniões pertinentes por favor vamo deixar o yamahismo de lado e falar de moto :vee:

Editado pela última vez por IPOROB em Qua Jan 11, 2017 9:19 am, em um total de 8 vezes.

Dom Jun 17, 2012 10:23 pm
Microlander

Moto: BMW F 800GS
Marca de Capacete: LS2 396
Pororó concordo com tudo que você falou, excelente relato.
:applause: :applause: :applause:

Grande Abraço!!!

Seg Jun 18, 2012 1:11 am
*Highlander*

Moto: Outros Modelos
Uma coisa eu sempre falei... na época não era pra eu ter comprado uma X, mas sim a Tornado... só infelizmente ela tinha saído de linha. :crying: :crying:

Pensei na Falcon, porém bebe igual uma 4 cilindros :down: :down:

O que mata pra mim na XRE é a frente dele... feia pra car****... porém uma moto muito superior a Lander.

De final pode até andar quase a mesma coisa, porém ela mantêm a velocidade numa subida .. não fazendo vc cambiar constantemente

A XRE reuniu 2 motos em 1.... a Tornado melhor suspensão e mais leve, já a Falcon com um p*** torque fazia vc andar numa boa em baixa...

Faz um MIX da duas e saiu a XRE que atende muito bem ao mercado... logo vende o dobro que a Lander e Landeré juntas.

t+

Seg Jun 18, 2012 10:14 am
*Highlander*

Moto: Dafra Citycom 300i
Marca de Capacete: NoRisk Route Monocolor
Comentamos algo que achei bem pertinente na trip.

A Lander é uma ótima moto, considerando que seu projeto é antigo...

O problema é essa parada no tempo, não houve uma evolução por parte da Yamaha.

A XRE é uma evolução, foi preparada para os usuários atuais que precisam de uma moto polivalente.

Para a cidade a Lander/ X são muito boas, já na estrada sente-se o desconforto e a falta de "pegada".

Abs!

Para saber mais da minha ex moto

MAGRELA 77

Para saber mais da minha atual "moto"

CITYGORDA

Para saber mais de rock

ROCK NA TOCA DO COELHO

Seg Jun 18, 2012 10:22 am
Perfil Visitar website do usuário
Microlander

Moto: Yamaha XT660Z Ténéré
A Lander pra viagens é triste mesmo. Fiz várias viagens acima de 500km, e como eu gosto de dar um tiro só, paro no máximo uma vez durante o abastecimento, a moto é bem dura e desconfortável.

Foi por isso que troquei ela assim que pude, em busca de maior conforto, mas para cidade acredito que a Lander supera pela economia.

Seg Jun 18, 2012 2:57 pm
*Highlander*

Moto: Yamaha XT 660R
Marca de Capacete: LS2 FF350, Texx Hazy, AGV St.
Ótimo relato Pororóba :applause: :applause: :applause:

Concordo com tudo que foi dito.

Independente dos problemas que cada uma tem, moto por moto a XRE é mais moto.

Qdo eu terminar de pagar o meu carro, vou começar a pagar consórcio e fazer um UP, se não pra XRE vai ser pra uma maior, tipo a XT 660 ou a Tenere 660.

Visitem o meu blog: http://www.ivanmotoviagem.blogspot.com
Minhas ex-motos: Honda NXR Bros 150 ESD 2006, Yamaha XTZ 250 Lander 2007, Honda XRE 300 2010

Seg Jun 18, 2012 3:47 pm
XTZinha

Moto: Yamaha Lander Azul
Excelente relato Pororó, assino embaixo.

Só não posso avaliar a questão das manoplas, pois sinceramente nem reparo nessas coisas, mas acabamentos como pintura do quadro, plásticos e o restante a XRE é muito mais moto que a Lander, coisa que a Tornado já era (estrutura, freios e suspensão).

Sou partidário do Auditor, torci o nariz pro mosquitão, mas por achar o design feio, não pela moto em si.
Comprei a Lander mesmo por achar a XRE feia, estou meio arrependido, confesso. Mas a Lander é nova e está quitada, dois toques pra eu pular pra uma XRE ou 660 usadinha.

Seg Jun 18, 2012 5:12 pm
Perfil ICQ
Superlander

Moto: Honda XR 250 Tornado
Pororó, tudo bem. :D

Gostei do seu relato e acredito que a XRE é uma boa moto.

Não deixe o seu irmão entrar no site do xreonline, porque ele irá ficar assustado com os comentários lá, afinal é a pequena minoria de motos que dão problemas face ás milhares vendidas.

O único problema que me incomoda é de 4.000 em 4.000km ter que abrir o motor para verificação das pastilhas.

Seg Jun 18, 2012 5:55 pm
XTZinha

Moto: Kasinski Comet GT 250R
ola Iporob

Muito bom seu relato,mesmo eu não tendo a oportunidade de andar com essas motos, concordo com seu parecer.

Aproveito para te perguntar: A moto do Robson que tem comando especial, dutos polidos e reprogramador de injeção, tem mais final que a XRE ????

O motivo da pergunta é que estou querendo comprar uma XTZ250X, e tenho receio de sentir um pouco de falta de motor na estrada, foi procurando essas informações que conheci este "forum", o qual pretendo acompanhar e trocar muitas informações

Abraços
Edgard

Seg Jun 18, 2012 10:31 pm
*Highlander*

Outra item que esqueci de citar que eu mudarei se vier a ter uma são as setas, ja dava pra ter mudado nela e na CB 300.

Bom que o relato agradou e pode ajudar a futuros membros que venham a se interessar na experiencia de uma pessoa que sem achismo realmente testou a moto, o Bandeira e o Ivan tambem ja tem as deles e sabem bem as diferenças entre as motos.

Ventania
O XRE online eu sempre estou lendo, mais modéstia a parte de moto pequena eu entendo e lá assim como aqui tem muito cara que fala besteira, temos de saber filtrar as coisas corretas.

Aqui nos HLs mesmo dependendo do Tópico que um novo user interessado na Lander leia vai ficar de cabelo em Pé :lol: mas se pesquisar e não usar somente uma fonte de opinião tanto lá como aqui da pra se ter um bom material e escolher bem.

Exemplo, o problema que muitas da Landers, Fazers e X tiveram no começo da Bomba de combustivel e depois da Biela, foram muitas mesmo ainda mais se levarmos em consideração o tanto destas motos que vendeu e o tanto que deu problema, o problema da quebra do quadro na parte traseira, das buchas de suspensão ruins, mais nem por isso deixamos de ter as motos e sim procuramos formas de solucionar os problemas, eu mesmo quando a Bomba queimou nem esquentei muito pois ja sabia como eu mesmo consertar de tanto que vi relatos aqui no fórum e até hoje ela ta lá firme e forte 45 mil kms depois.

O motor da minha X e das demais 250cc da Yamaha é muito bom, aguenta uso severo demais, quantas viagens longas ja fiz de cabo enrolado, roles de curva e deslocamento urbano, seria muito filho da p*** se eu falasse que ele é ruim, mais como disse o Coelho a Yamaha é muito acomodada e para no tempo e quando ela podia ter arregaçado e feito a Tenerezinha e ja pensando na frente uma lander mais moderna o que eles fizeram?
Lançaram a galinha dos ovos de ouro deles, com nome clássico que tinha tudo para ser a melhor em tudo e disparada ja que até desenhamos a moto pra eles com freios melhores, suspensão e sistema de link traseiro, aros, balança e motorização, mais não tacaram um tanque maior na lander com algumas melhorias e quase todos os seus defeitos e acharam que todo mundo iria adorar sem falar no preço que nunca com o que as duas oferecem o preço pode ser tão próximo.

Sobre o motor voce se enganou ou te enganaram em um ponto, o motor da lander sim tem de regular válvula, o da sua Tornado e o da atual 300 não regula válvula. O que aconteceu é aquilo que falei que na mudança das motos erraram a mão no empastilhamento, mais nessa nova geração final de 2011 pra cá ja acertaram e assim como foi na minha twister as pastilhas ja não vão ser mais problema.
O sintoma do empastilhamento com defeito é a lenta ficar oscilando, e a moto vibrando ou morrendo em marcha lenta, não tem nada a ver esse negócio de abrir pra olhar pois esse tipo de coisa não é no olho que se vê :lol:

Bom continuarei sendo crítico e sincero e assim como é com a X se a XRE der problema eu vou vir aqui e falar, mais tenho quase certeza que essa é máquina e não vamos ter dor de cabeça.

Ja me imagino com uma 2012 vermelha ou preta e o que eu mudaria :twisted:

na estética trocaria as setas por setas de leds parecidas com as da F800 que aqui na Go ja tem :P
Guidãozão Oxxy que hoje ta na X
Discos Margarida de diametro maior (só por estética pois não precisava)

Motardeamento básico com aros pretos 3 pol com pneu 110/80 na frente e traseiro com aro 4 pol com pneu 140/70

Desempenho instalaria o Servitec, filtro de Ar esportivo, ponteira BRC ou Coyote TRS

E seria só pois ja ficaria legal e nem inventaria nada pra não acabar de estragar a frente dela :lol:

Essa aqui eu achei bem bonita, parabéns ao dono dela, sem muita papagaiada e a moto ficou legal (ja até estava vendo na do meu irmão como fazer para baixar o paralama que fica perto da roda :lol: )
Bom gosto é gosto e gosto de fuçar mesmo :mrgreen:
Imagem

Seg Jun 18, 2012 10:49 pm
*Highlander*

edgard escreveu:
ola Iporob
Aproveito para te perguntar: A moto do Robson que tem comando especial, dutos polidos e reprogramador de injeção, tem mais final que a XRE ????

Edgard bem vindo ao fórum :vee:
Bom vamos a sua duvida, quando ela era 250cc com todos estes Ups ela andava junto com a CB e XRE de final, só que de arrancada ela perdia até pra minha que só tem o Servitec. Era uma moto que só ia quando embalava, o ruim era que vibrava demais e fazia um barulho horrivel de motor batendo por causa do comando bravo.

Depois que ele passou ela para 350cc ela saia bem e andava mais de final, mais deu tanto problema que ele acabou vendendo a moto logo e tinha gastado uma p*** grana.

Na boa, não vale a pena pois a moto fica dando muito probleminha que começa a encher o saco, vibra muito e piora ainda mais o conforto por causa disso.

Com essa grana se não gosta da XRE é melhor partir pra uma moto mais antiga porém mais potente tipo uma Falcon, DR ou Xtzona que é melhor tendo visto que vai beber pra caramba encher o saco e ainda assim vai ser só um pouco melhor do que é a lander original :ok:

Seg Jun 18, 2012 10:56 pm
*Highlander*

Moto: Yamaha Lander Preta
O plano é fazer um segundo up de cilindrada (Intruder 2008 > Lander 2008 > XT66 2008).

Mas se for pra fazer Up de ano, é XRE na cabeça. Este tópico, na sua simplicidade, é mais esclarecedor que qualquer reportagem das "Duas Hondas" e outras..rs

Le Robert Dictionnaire de la Langue Française: Motocycliste = Motard
Dicc. R. A. Española: Motero = Motero
Dicionário da Babaquice Brasileira:
Motociclista = motoqueiro arrogante, elitista, moralista; freira; aprendiz com postura de mestre.
Motoqueiro = motociclista imprudente, afoito, retardado, arruaceiro.

Seg Jun 18, 2012 10:58 pm
Lander

Moto: Garupa
Marca de Capacete: EBF
Andei no mosquitão e posso dizer como foi.
A primeira impressão e que a moto parece ser de maior cilindrada, pois os tamanho dela impressiona.

Como esta amaciando, fui subindo o giro lentamente e pude perceber que as trocas de marcha são muito mais suaves, pedal bem macio! Não ouvi barulho do motor estando a 120/130 como ouço na Lander, nem o barulho da corrente (o que eu acho ridículo por sinal).
Senti que ela tem um desempenho melhor em quinta marcha, subindo o giro mais rápido e mantendo uma velocidade de cruzeiro comuna rotação menor que a da Lander. Excelente!!
O pneu traseiro sahara, pra mim prejudicou a moto, senti uma leve vibração por causa do pneu que parece ser mais Off do quem On. E o próprio pneu faz muito barulho.
Assim como o pororó, tbm achei a manopla muito tosca, de qualidade péssima, pior que e a mesma da Transalp. Também achei os comandos do farol ruim, sem o lampejador, coisa que uso muito no transito.

No mais o mosquitão e sensacional e achei melhor que a Lander, principalmente pelo conforto! Parabéns a Honda pela motoca!!

Espero que tbm possa ajudar com meus relatos.
Abcs

AS ESCOLHAS QUE FAZEMOS, DITAM A VIDA QUE LEVAMOS.

Ter Jun 19, 2012 12:13 am
Lander

Moto: Suzuki DL-1000 V-Strom
Marca de Capacete: ASW - Dual/SHARK RSi - Mutix
povo minha lander é das que engasgam na chuva heheh
a XRE tem esse problema?
vi que as transalps estão passando por isso.
quando chove a lenta oscila apaga...

Imagem
Imagem

Ter Jun 19, 2012 12:28 am
XTZinha

Moto: Kasinski Comet GT 250R
ola Iporob

Grato pela sua atenção, foi bastante esclarecedora suas respostas.
no próximo passeio quero estar presente, e então betemos um papo.

Abraços
Edgard

Ter Jun 19, 2012 8:30 am
Responder   [ 430 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 29  Próximo