Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: Ter Set 29, 2020 11:31 am



Responder  [ 5 mensagens ] 
ABS nas mota! Contran torna obrigatório sistema ABS ou CBS 
Autor Mensagem
Minilander
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Mai 21, 2010 4:17 pm
Mensagens: 532
Localização: Brasília DF
Sexo: MASCULINO
Moto: Yamaha Lander Preta
Marca de Capacete: Shark RS1
Contran torna obrigatório sistema ABS ou CBS no freio de moto nova
http://g1.globo.com/carros/noticia/2014 ... -nova.html

Acima de 300 cc ABS. Abaixo de 300 cc ABS ou CBS.

Veja o calendário de adoção dos sistemas, segundo a resolução 509 do Contran:
- a partir de 1º de janeiro de 2016: 10% da produção ou importação;
- a partir de 1º de janeiro de 2017: 30% da produção ou importação;
- a partir de 1º de janeiro de 2018: 60% da produção ou importação;
- a partir de 1º de janeiro de 2019: 100% da produção ou importação.

Pena que vai demorar tanto! para atingir 100%...

_________________
Mas "a dúvida é o preço da pureza" e é inútil ter certeza (..)


Qua Dez 10, 2014 3:29 am
Perfil Visitar website do usuário
*Highlander*

Registrado em: Qui Jan 26, 2012 11:57 am
Mensagens: 2042
Localização: Bras-Ilha
Sexo: MASCULINO
Moto: Yamaha Lander Preta
Ou seja:

A Honda continua balizando as decisões do governo.

"ABS na mão de cabaço não adianta nada". (by IPOROB).

Afinal, segundo minha experiência passada (alicatar por qualquer coisa) e presente (por mais que vc tenha evoluído na pilotagem, alicatar de vez em quando pode acontecer), moto com ABS faz o sistema atuar em frenagens de emergência.

Em suma e combase no ABS da Ténéré 660:

1) o ABS interfere pouco na pilotagem em geral;

2) em curvas planejadas, por mais rápidas que sejam (ex.: autódromo) se a frenagem for progressiva (ainda que rapidamente), o ABS não interfere;

3) A MENOS que vc esteja freando realmente no limite, com o pneu dianteiro cantando, mas sem travar; aí, tem hora em que o ABS atua, tem hora que não atua

4) agora... em freadas de emergência (em que vc freia com o instinto, por mais bem treinado que vc seja), o ABS atua;
4.1) Exemplos: quando um pedestre passa entre dois ônibus e invade o corredor; quando algo cai da caçamba do caminhão que vc está ultrapassando; animal na pista à noite

OU seja... não é toda hora no trânsito que ele vai interferir na pilotagem. E é raríssimo vc andar como num autódromo, principalmente chegando ao limite da frenagem, na rua.

Mas esses imprevistos que fazem vc alicatar o freio, acontecem de vez em quando. Então o ABS é útil. PARA PILOTOS TREINADOS.

Está no manual da Ténéré 660 ABS que o freio ABS AUMENTA A DISTÂNCIA DE FRENAGEM, devendo ser empregada distância de segurança maior.

É aí que eu chego de volta ao meu ponto.

Pilotos novatos alicatam o freio por qualquer coisa. Já os vi frear desesperadamente só porque o semáforo fechou, 200 m á frente (suficiente para uma freada progressiva, com redução de marcha... tudo bonitinho).

ESSES caras vão ter surpresas com o ABS, no dia-a-dia. Vão frear quase tão distantes quanto se tivessem apenas travado a roda traseira e com o freio dianteiro no limite. Para ESSES caras, não vai mudar quase nada, além do preço da moto.

Abraço,

_________________
Daniel.
Dicionário Houaiss: Motociclista = pessoa que dirige motocicleta = Motoqueiro
The Oxford Universal Dictionary: Motorcyclist = Motorbiker
Le Robert Dictionnaire de la Langue Française: Motocycliste = Motard
Dicc. R. A. Española: Motero = Motero
Dicionário da Babaquice Brasileira:
Motociclista = motoqueiro arrogante, elitista, moralista; freira; aprendiz com postura de mestre.
Motoqueiro = motociclista imprudente, afoito, retardado, arruaceiro.


Qua Dez 10, 2014 10:21 am
Perfil
Minilander
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Mai 21, 2010 4:17 pm
Mensagens: 532
Localização: Brasília DF
Sexo: MASCULINO
Moto: Yamaha Lander Preta
Marca de Capacete: Shark RS1
Daniel,

Sobre o CBS nas motos de até 300 cc será um grande avanço e deverá salvar muitas vidas. Eu estou com pastilhas metálicas Fischer e se com outras pastilhas a probabilidade de capote era muito baixa, com essa deu uma elevada na probabilidade sim, mesmo assim eu praticamente só uso o freio dianteiro. O fato é que reza a lenda que muitos só usam o freio traseiro, e com esse sistema CBS a segurança será maior para essas pessoas. Parece que o CBS só é ativado com acionamento do freio traseiro. Deveria ser tanto no traseiro como no dianteiro.

Essa informação do ABS da Ténéré deve ser como o do Baú GIVI, que só suporta 3 kg!!!! Cara, você coloca 60 kg (20 vezes mais e não terá problema). O problema é se a carga for volumosa, assim você terá problema de acomodação. O problema é mais para a ponta final do quadro da moto, e não para o suporte do baú e para o baú... Já vi para carros, que a distância de frenagem diminui bastante, deve acontecer o mesmo para motos. Já pensou você pagar R$ 50 por um bufett livre e topar com uma placa dizendo que ingestão de mais de 400g de comida dá indigestão na maioria das pessoas? Piada :)

Mas deixando esse ponto de lado, o sistema é para impedir que as rodas travem, e você poder manobrar bem como manter o domínio da moto, sem sair de traseira ou dianteira para um lado ou outro...
Profissionais que queira se divertir na terra, podem optar por motos com BMW que tem botão de ASB desligado... No mais em qualquer emergência, e especialmente em chuva, vai ter travamento sem ABS e você fica vendido, vira carona.

A Ténéré 660 que vou comprar dentro de algum tempo, terá ABS. Uma questão é que com itens de segurança o povo pode passar a abusar mais, confiando nestes itens, e se ferrar. Já para uma pessoa normal, será de grande "valentia" (utilidade). Penso que como alérgicos a picada de abelha tenham que carregar anti-histamínico por décadas e eventualmente usar uma vez por década ou menos que isso, vale a pena. Como nas propagandas de seguro, se tiver que usar bom, se ocorrer de não usar melhor ainda.

Abraço, Luiz

_________________
Mas "a dúvida é o preço da pureza" e é inútil ter certeza (..)


Qui Dez 11, 2014 9:04 am
Perfil Visitar website do usuário
*Highlander*

Registrado em: Qui Jan 26, 2012 11:57 am
Mensagens: 2042
Localização: Bras-Ilha
Sexo: MASCULINO
Moto: Yamaha Lander Preta
Luiz MT19 escreveu:
Daniel,

Sobre o CBS nas motos de até 300 cc será um grande avanço e deverá salvar muitas vidas. Eu estou com pastilhas metálicas Fischer e se com outras pastilhas a probabilidade de capote era muito baixa, com essa deu uma elevada na probabilidade sim, mesmo assim eu praticamente só uso o freio dianteiro. O fato é que reza a lenda que muitos só usam o freio traseiro, e com esse sistema CBS a segurança será maior para essas pessoas. Parece que o CBS só é ativado com acionamento do freio traseiro. Deveria ser tanto no traseiro como no dianteiro.

Essa informação do ABS da Ténéré deve ser como o do Baú GIVI, que só suporta 3 kg!!!! Cara, você coloca 60 kg (20 vezes mais e não terá problema). O problema é se a carga for volumosa, assim você terá problema de acomodação. O problema é mais para a ponta final do quadro da moto, e não para o suporte do baú e para o baú... Já vi para carros, que a distância de frenagem diminui bastante, deve acontecer o mesmo para motos. Já pensou você pagar R$ 50 por um bufett livre e topar com uma placa dizendo que ingestão de mais de 400g de comida dá indigestão na maioria das pessoas? Piada :)

Mas deixando esse ponto de lado, o sistema é para impedir que as rodas travem, e você poder manobrar bem como manter o domínio da moto, sem sair de traseira ou dianteira para um lado ou outro...
Profissionais que queira se divertir na terra, podem optar por motos com BMW que tem botão de ASB desligado... No mais em qualquer emergência, e especialmente em chuva, vai ter travamento sem ABS e você fica vendido, vira carona.

A Ténéré 660 que vou comprar dentro de algum tempo, terá ABS. Uma questão é que com itens de segurança o povo pode passar a abusar mais, confiando nestes itens, e se ferrar. Já para uma pessoa normal, será de grande "valentia" (utilidade). Penso que como alérgicos a picada de abelha tenham que carregar anti-histamínico por décadas e eventualmente usar uma vez por década ou menos que isso, vale a pena. Como nas propagandas de seguro, se tiver que usar bom, se ocorrer de não usar melhor ainda.

Abraço, Luiz


E são exatamente esses abusos que me preocupam.

Tanto em carros quanto em moto, o manual traz também essa advertência: não é porque tem controle de tração ou ABS não são desculpas para a falta de cuidado. Aliás, acredito que essa advertência vem próxima, no texto do manual, à de "com o ABS, a distância deve ser maior".

E, sim. Acredito que a vinda do ABS é interessante para o piloto padrão: o que aprendeu na autoescola a frear só com a traseira e a passar apenas 1a. e 2a. marcha.

Abraço,

_________________
Daniel.
Dicionário Houaiss: Motociclista = pessoa que dirige motocicleta = Motoqueiro
The Oxford Universal Dictionary: Motorcyclist = Motorbiker
Le Robert Dictionnaire de la Langue Française: Motocycliste = Motard
Dicc. R. A. Española: Motero = Motero
Dicionário da Babaquice Brasileira:
Motociclista = motoqueiro arrogante, elitista, moralista; freira; aprendiz com postura de mestre.
Motoqueiro = motociclista imprudente, afoito, retardado, arruaceiro.


Qui Dez 11, 2014 9:47 am
Perfil
*Highlander*

Registrado em: Qua Dez 09, 2009 11:36 pm
Mensagens: 4197
Localização: São Paulo/SP
Sexo: MASCULINO
Moto: Outros Modelos
Não vai adiantar porra nenhuma colocar ABS ou CBS, se o asno que conduz o veículo não souber usar corretamente o freio.

Isso se chama tapar o sol com a peneira..... tipo aquela piada: O português pegou a mulher transando com outro no sofá da sala, e para acabar a palhaçada, vendeu o sofá!!!

O sentido dessa piadinha é, enquanto os exames para tirar carta não forem sérios, podem colocar o que for nos veículos, que acidentes continuarão em um exponencial crescimento.

RESUMO... ABS É PRA CABAÇO QUE NÃO SABE FREAR!!!!

:ok: :ok:


Qui Dez 11, 2014 2:36 pm
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 5 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Designed by ST Software for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB