Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: Sex Ago 22, 2014 9:33 pm



Responder  [ 80 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo
Série Faça Você Mesmo: TROCANDO O ÓLEO 
Autor Mensagem
Velha Guarda
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Set 30, 2007 12:00 pm
Mensagens: 148
Localização: Fortaleza
Olá pessoal...

Pelo fato se ser um motociclista oriundo de uma YBR, a troca de óleo indicada pelo manual da Lander a cada 5.000 Km me deixou preocupado. Em razão deste MEU problema resolvi fazer suas trocas a cada 2.500Km. Como sempre sobre óleo depois das revisões vamos então a um post EDUCATIVO (hehehehe)

Primeiro:
MATERIAL NECESSÁRIO
- Chave de boca 12.
- Estopa.
- Flanela.
- Recipiente para armazenar o óleo velho.
- O óleo novo.
- Uma mamadeira velha.
- Um funil.

Imagem

Segundo:
Aqueça um pouco a moto. Mas não tente fazer essa troca com o motor muito quente pois fica muito ruim de abrir o parafuso abaixo do motor. Basta rodar um quarteirão ou dois com a moto. Deite-se no chão (pqp que posição escrota - na YBR era mais fácil) e abra o parafuso. Prepare-se para melar os dedos de óleo pois não tem como abrir sem sujar tudo...

Imagem

Imagem

Imagem

Terceiro:
Enquanto o óleo drena vá limpar o parafuso e a arruela. Eu fui dormir...

Imagem

Quarto:
Limpe o local do parafuso e recoloque-o...

Imagem

Quinto:
Vá para o outro lado e abra a tampinha do óleo. Use o funil para não fazer meleira e a mamadeira para acertar nos 1350Ml necessários.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Pronto: agora é só curtir...

Imagem

EM TEMPO:
Ficou claro que a Yamaha está certa em recomendar a troca a cada 5.000Km. O óleo mesmo com 3500Km rodados tinha uma aspecto bem melhor do que o óleo da minha YBR depois dos 1.000Km (se bem que era outro óleo o Mobil). Ele ainda estava viscoso e nem tão queimado como eu esperava...

Tudo de bom!


Sáb Out 27, 2007 7:54 pm
Perfil
XTZinha
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Out 07, 2007 11:25 pm
Mensagens: 46
Localização: São Bento do Sapucaí SP
Mensagem 
Legal, Eduardo! Parabéns pelo tutorial muito bem feito e útil. Pretendo também trocar o óleo a cada 2.500 km. Acho 5.000 muito! Até porque não fica tão caro assim, não é?

Abracao,


Sáb Out 27, 2007 8:28 pm
Perfil
XTZinha
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Out 04, 2007 10:37 pm
Mensagens: 28
Localização: Fortaleza - Ce
Mensagem 
Boa eduardo, eu tava precisando disso!! :P

_________________
Já tomou sua injeçao de adrenalina hoje??
Imagem


Sáb Out 27, 2007 8:48 pm
Perfil
Lander
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Out 02, 2007 11:52 pm
Mensagens: 660
Localização: Curitiba
Mensagem 
eduardo....soh tem q sangrar ela depois de trocar o filtro? tbm curiosidade faltou a parte de trocar o filtro amigao! :p
abraço...mas q ficou massa o tutorial ficou sim!


Sáb Out 27, 2007 11:20 pm
Perfil
XTZinha

Registrado em: Sáb Out 06, 2007 2:24 pm
Mensagens: 46
Mensagem 
é tbm fiquei curioso sobre a troca do filtro!

na Lander tem q fica tombando ela pros lados pra descer todo o oleo? na titan tem fica tombando ela pros lados pra tirar todo o oleo

_________________
"só quem anda de moto sabe porque cachorro põe a cabeça pra fora da janela quando anda de carro!"


Seg Out 29, 2007 9:31 am
Perfil
Microlander
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 03, 2007 11:08 am
Mensagens: 271
Localização: S. Paulo
Sexo: MASCULINO
Moto: BMW G 650GS
Marca de Capacete: preencher no perfil
Mensagem 
Se for trocar o filtro, pode tirar ele depois de sangrar o óleo. E, claro, coloca o novo antes de colocar o óleo novo. :D

Quando for trocar o óleo, tem que tomar cuidado para não perder a arruela do bujão! Uma vez eu quase joguei fora com o óleo velho! :shock:


Seg Out 29, 2007 9:43 am
Perfil
XTZinha

Registrado em: Qui Out 18, 2007 4:07 pm
Mensagens: 21
Localização: araras
Mensagem 
e o torque quando voce fechou a camara com o parafuso? quanto de volta voce apertou com a chave após atarrachar com as mão o parafuso?


Seg Out 29, 2007 11:10 am
Perfil
Velha Guarda
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Set 30, 2007 12:00 pm
Mensagens: 148
Localização: Fortaleza
Mensagem 
Vamos as respostas...

1º - Eu não fiz a sangria. Mesmo sendo indicada pelo manual me pareceu ser um procedimento apenas de cuidado extremo. Tipo o "verifique ao sair a presão dos pneus, cabos, luzes, velas, etc. Em todo caso, vou fazer a sangria hoje só para testar. Na minha depois da revisão dos 1.000Km o parafuso que serve para verificar se o óleo está correndo corretamente no sistema (parafuso de sangria) veio levemente aberto o que provocava uma mancha de óleo nele. Ou seja e não sei bem qual a finalidade da sangria: se apenas para verificação do sistema ou se realmente faz parte do processo.

2º - Com a troca do filtro - procedimento simples tb - a única diferença é que aumenta o volume do óleo que passa de 1.350Ml para 1,450Ml. O manual informa que a troca do filtro deve ser realizada apenas na concessionária mas acho que isso tem a ver com o $ gasto no filtro original.

3º - Não precisa tombar. Como o óleo fica um pouco aquecido ele tende a sair mais fácil. No meu caso especifico eu fui tirar um cochilo e só voltei 2 horas depois (deve ter drenado tudo).

4º - Cara a arruela é um perigo. Quando vc abre o parafuso o óleo começa a jorrar e melar seus dedos. Com o óleo quente a coisa fica mais complicada ainda. Por isso ou use uma ferramenta que garanta segurar o parafuso (se é que tem uma) ou tome todo o cuidado para segurar o parafuso e a arruela que vem junto (como na foto).

5º - Ao fechar a câmara o motor já estava frio. Nesse caso é mais fácil, vá até onde for possivel com os dedos e "atarrache" apenas o que for possivel com a ferramenta. Quando o motor aqueçe as peças metalicas ficam ainda mais grudadas devido a dilatação, ou seja, não precisa de muita força não.


Ter Out 30, 2007 12:09 pm
Perfil
Velha Guarda
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Set 30, 2007 12:00 pm
Mensagens: 148
Localização: Fortaleza
Mensagem 
COM RELAÇÃO A SANGRIA

Para desencargo de consciência fui fazer a comentada sangria do manual. Um conselho: não faça. Só se vc estiver desconfiando de algum problema na moto. Fui fazer na minha hoje pela manhã, retirei o parafuso e a arruela e acionei o motor. A operação não levou nem 3 segundos e foi óleo pra todo canto. Só foi o tempo de ligar a moto ver o óleo jorrando que é uma beleza pelo parafuso e desligar.

Depois foi aquela trabalheira do c****** pra limpar o óleo que jorrou.
Por isso faça apenas se vc gostar de ter um trabalho a mais de limpar a moto. Ponto final!


Qua Out 31, 2007 10:00 am
Perfil
Lander
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Out 02, 2007 11:52 pm
Mensagens: 660
Localização: Curitiba
Mensagem 
hehehehe
(no maior estilo amigao!)

pelo menos agora a gente jah sabe q nao precisa fazer!
heheheh
:P


Fala sério...faltei com a amizade agora neh? :P


Qua Out 31, 2007 10:39 pm
Perfil
XTZinha
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Out 07, 2007 11:25 pm
Mensagens: 46
Localização: São Bento do Sapucaí SP
Mensagem 
Essa é a legítima sangria desatada :lol: :lol: :lol:


Qua Out 31, 2007 10:50 pm
Perfil
XTZinha
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Nov 22, 2007 4:02 pm
Mensagens: 30
Localização: Campinas-SP
Mensagem 
Motor é caro, óleo é batato.

_________________
-Landeiro-


Qui Nov 29, 2007 9:47 pm
Perfil ICQ YIM
Lander

Registrado em: Qui Nov 15, 2007 11:59 am
Mensagens: 641
Localização: Vitória ES
Sexo: MASCULINO
Moto: Yamaha Ténéré 250 Branca
Mensagem 
a pior parte de trocar o óleo em casa é coletá-lo e levar até um posto... se vazar vira uma zona...
Mas é bom saber como fazer para casos de extrema necessidade, mas no dia a dia eu só troco em oficinas.

_________________
YBR Factor ED 09 dark blue


vela NGK IRIDIUM para Lander, teneré 250, fazer, xt660 e ybr


Sex Nov 30, 2007 1:26 am
Perfil

Registrado em: Ter Dez 04, 2007 12:34 pm
Mensagens: 6
Localização: Belo Horizonte
Mensagem 
excelente tópico. aprendi e realizarei a tarefa sem perder tempo.

_________________
"Marcelo Alves 81 "


Qua Jan 02, 2008 2:06 pm
Perfil
XTZinha
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Nov 14, 2007 9:05 pm
Mensagens: 51
Localização: BRASÍLIA/DF
Mensagem 
::E.D.U.A.R.D.O:: escreveu:
COM RELAÇÃO A SANGRIA

Para desencargo de consciência fui fazer a comentada sangria do manual. Um conselho: não faça. Só se vc estiver desconfiando de algum problema na moto. Fui fazer na minha hoje pela manhã, retirei o parafuso e a arruela e acionei o motor. A operação não levou nem 3 segundos e foi óleo pra todo canto. Só foi o tempo de ligar a moto ver o óleo jorrando que é uma beleza pelo parafuso e desligar.

Depois foi aquela trabalheira do c****** pra limpar o óleo que jorrou.
Por isso faça apenas se vc gostar de ter um trabalho a mais de limpar a moto. Ponto final!


:D Acho que não precisava retirar todo o parafuso não :D , geralmente esses parafusos para sangria basta dar uma afrouxada nele! é só para verifica se o óleo esta com pressão e retirada de possível entrada de ar!!! :D

imagino a meleca que virou!!!!

_________________
Falcon RedBlack08!! e continua PTO....


Qua Jan 02, 2008 7:26 pm
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 80 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5, 6  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Designed by ST Software for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB