Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: Dom Abr 05, 2020 11:32 pm



Responder  [ 47 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
50 melhores maneiras de salvar sua vida 
Autor Mensagem
*Highlander*
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Abr 07, 2008 12:26 am
Mensagens: 1623
Localização: SampaCity
Sexo: MASCULINO
Moto: BMW G 650GS
Marca de Capacete: Coquinho
(Retirado da revista americana Motorcyclist e publicado em "O Capacete" - http://www.ocapacete.com.br. Caso queiram passar adiante, peço que retirem do corpo do mail meus dados e meu e-mail, mas sintam-se livres para repassar informações de tão grande valia.)

"Nós somos o que fazemos todo dia. Excelência, perfeição, então, são mais do que uma simples ação, são hábitos." Aristóteles - Grécia Antiga.


A melhor moto do mundo é sucata - ou vai ser logo,logo - a menos que você saiba como usá-la. O mais potente equipamento de alta performance que existe está bem entre as suas duas orelhas. Para ajudar a programá-lo com as informações certas, juntamos 50 potenciais dicas de sabedoria de experiência das ruas. Algumas você vai conhecer, outras, não. Todas valem a lembrança, valem memorizar bem.

Quando se fala de andar de moto pelas ruas, as dicas da MSF (Fundação norte-americana para a Segurança dos Motociclistas ) tem a melhor idéia: Quanto mais você sabe, melhor para você.


1. Pense que ninguém te vê
Porque para a maioria dos motoristas, você é invisível, mesmo! Nunca faça um movimento imaginando que o outro motorista está vendo você, mesmo que você tenha acabado de ver seus olhos. Motos muitas vezes não fazem parte das cabeças de quatro rodas.

2. Seja paciente
As conseqüências de encarar um erro ou uma disputa no transito começa mal e sempre acaba PIOR. Finja que foi a sua mãe que fez aquela barbeiragem e perdoe a falha.

3. Ponha roupas para encarar um acidente, não uma piscina ou uma festinha de verão
Com certeza, a padaria do bairro é uma viagem de 5 minutos, mas ninguém está planejando comer ASFALTO, está? As roupas modernas de tecidos ventilados significam que 40 graus à sombra não são desculpa para camisetinhas e shortinhos de surfista (aliás, você pega onda?)

4. Espere o melhor, mas esteja preparado para o pior
Esteja pronto para a fechada, para uma surpresa que nunca deve ser inesperada. Não existe "apareceu de repente", "veio do nada" ou "eu achei que ele ia.".

5. Deixe seu ego em casa
As únicas pessoas realmente interessadas em saber se você estava mais rápido que o outro na avenida são o policial e o Detran.

6. Preste atenção no que está fazendo
É verdade, tem uma gatíssima de shortinho curtinho do outro lado da rua. Enquanto isso, tem um ônibus na sua frente parando de repente para um tiozinho que fez sinal em cima da hora fora do ponto. Se ligue!

7. Espelhos mostram só uma parte do ambiente
Nunca mude de direção ou de faixa sem olhar para trás para confirmar que você realmente pode virar ou mudar de faixa.

8. Seja paciente
Espere mais um ou dois segundos antes de entrar na pista, começar a andar ou sair para ultrapassar. Você é pego pelo que NÃO VIU! Aquela olhadinha a mais vai salvar sua pele.

9. Preste atenção na diferença de velocidade
Passar por carros ao dobro de sua velocidade ou mudar de pista para passar por um monte de carros parados é somente um jeito mais rápido de conhecer São Pedro (sé que algum dia você vai conhecê-lo!).

10. Cuidado com a calçada
Um monte de surpresas acaba chegando das calçadas: Sacos com objetos dentro, pregos, antenas de TV, tijolos, escadas, sofás velhos, escolha o que quiser! Procure problemas nos cantos e não ande junto à calçada, você está no tráfego.

11. Carros entrando à esquerda ainda são os maiores assassinos de motociclistas
Não ache que o motorista vai esperar passarem todos os motociclistas antes de se enfiar à esquerda, não. Eles também estão tentando ser rápidos!

12. Cuidado com carros passando no vermelho
Os primeiros segundos após o sinal mudar são os mais perigosos. Olhe SEMPRE para os dois lados antes de cruzar o semáforo.

13. Olhe os espelhos
Olhe os espelhos sempre que mudar de faixa, diminuir a velocidade ou parar. Esteja pronto para se mover se o outro veiculo for ocupar o espaço onde você está.

14. Deixe espaço na frente
No Brasil se anda sempre MUITO colado. A regra geral que se usa pelo mundo é de 3 segundos de distância do veículo da frente. Melhor ainda se você observar tudo que aparecer na sua frente para os próximos 12 segundos (no horizonte). Todos os seus problemas estão aí dentro desses espaços.

15. Cuidado com os carros equipados
Eles são rápidos e seus motoristas agressivos. Não imagine que você passou por ele e que está tudo resolvido, ele está logo aí atrás. Você pode acabar como um novo modelo de grade frontal do carrão dele.

16. Entrar em curvas em alta velocidade machuca
É a maior causa de acidentes com motociclistas sozinhos em estradas sinuosas e pistas de corrida. "Entre devagar, saia rápido" é há muitos anos a regra dos campeões das pistas.

17. Não acredite na polícia florestal
Se na área onde você está podem aparecer animais, não vá pensar que a polícia rodoviária ou florestal vai conseguir tirar cada um deles da sua frente. Vá devagar, olhe para as margens da Estrada e fique vivo.

18. Já está muito tarde para você começar a usar os dois freios
O dianteiro faz a maior parte da parada, mas um pouco de traseiro na entrada das curvas pode acalmar uma moto nervosa.

19. Mantenha SEMPRE o freio dianteiro coberto
Economize um segundo no tempo de reação a 85 km/h e você pode parar 30 metros antes (é talvez até conseguir escapar do impacto). Será que vale a pena? Pense!

20. Olhe para sua trajetória
Use o milagre da fixação de objetivo em seu próprio benefício. As pesquisas mostram que a moto vai para onde você olha, então olhe para a solução no lugar de olhar para o problema.

21. Mantenha seus olhos em movimento
O tráfego está sempre mudando,portanto continue sempre procurando por problemas. Não trave seus olhos em um só ponto por muito tempo a menos que você esteja realmente em problemas sérios.

22. Pense antes de agir
Avalie com cuidado a situação quando pensar em ultrapassar rapidinho aquele táxi está a 15 km/h numa área com limite de 60 km/h ou você pode acabar com sua cabeça dentro do carro que virou à esquerda "do nada".

23. Não olhe para o chão - levante sua cabeça
É sempre tarde para fazer qualquer coisa quando o problema está a 10 metros. Olhe lá longe e mude a direção.

24. Preste atenção em seu caminho
A maioria dos acidentes acontecem durante os primeiros 15 minutos de seu trajeto, abaixo de 60 km/h, em um cruzamento ou via secundária. É, exatamente, por onde você passa toda hora.

25. Pare totalmente em cada placa "PARE"
Isso, ponha seu pé no chão. Olhe de novo. Qualquer outra maneira de fazer isso força uma decisão imediata sob pressão sem tempo para identificar uma situação de risco.

26. Nunca entre às cegas num corredor de trânsito parado
Os carros devem estar parados por alguma boa razão, e você pode não vê-la até que seja tarde demais para fazer alguma coisa. Não ande a mais de 30 km/h acima da velocidade dos outros veículos. Se estiver a 40 km/h, você vai ver que cair no meio do transito não é assim tão confortável.

27. Não abrace um urso!
Se você pesa 50 kilos, por favor não tente encarar uma estradeira-monstro de 400 kilos! Se você tem só um metro e meio de altura, tem certeza que precisa uma altíssima bigtrail? Pega leve!

28. Procure pelas portas de carros que se abrem no tráfego
E acertar um carro que desvia de uma porta aberta é exatamente tão dolorido quanto o primeiro caso.

29. Não entre numa rotina de cruzamentos iguais
Procure uma placa "PARE" depois de uma longa série de esquinas em preferência para você. Se você está imaginando que o trafego vai parar pra você, vai acabar encarando uma surpresa no mínimo bem dolorida.

30. Tenha espaço para se movimentar quando trafegar em grupo
Pilotar dentro de um amontoado grupo de motos é um bom meio de acabar no meio do mato fora da estrada. Qualquer grupo de motos que valha a pena acompanhar terá um ponto de encontro marcado à frente para reencontrar os "desgarrados".

31. Dê tempo para seus olhos se acostumarem
Vá devagar e com farol baixo até que seus olhos se acostumem com a escuridão ao sair de lugares muito iluminados. Fechar um dos olhos até chegar ao local escuro também ajuda, senão você estará dirigindo às cegas por uns 2 quilômetros!

32. Domine a meia-volta
Pratique este retorno apertado até ficar bom. Ponha suas nádegas na beirada do banco no lado contrário à curva e deite a moto para dentro da curva, usando seu corpo como contrapeso enquanto gira em cima da roda traseira.

33. Quem colocou uma placa "PARE" no meio dessa subida?
Não entre em pânico. Use o freio traseiro para manter a moto no lugar enquanto usa o acelerador e embreagem para sair sem problemas.

34. Se parece escorregadio, então é mesmo!
Um trecho de chão suspeito pode ser só mais uma mancha. Manteiga? Cascalho? Óleo? Pode não ser nada, mas é melhor diminuir ANTES de pisar num sabãozão ou em nada.

Aqui vale um comentário importante: há poucos dias um colega motociclista sofreu uma queda por causa de uma faixa pintada de preto na Rodovia Fernão Dias (São Paulo-Belo Horizonte). O fato é que a irresponsabilidade do pessoal que decidiu pintar as faixas no lugar de QUEIMÁ-LAS COM FOGO levou a um grave acidente, que dessa vez por MUITA SORTE não tirou a vida do motociclista. A aderência sobre TODAS AS FAIXAS é reduzida e por isso um mínimo delas deve existir sobre a pista e as mesmas não podem estar DISFARÇADAS à visão do condutor de qualquer veículo. Fica o alerta: NUNCA TRAFEGUE sobre as faixas: Uma faixa branca da melhor qualidade tem em sua composição milhares de microesferas de vidro altamente escorregadias polvilhadas depois de aplicada a faixa em altíssima temperatura, tornando-a a maior inimiga do motociclista (depois do administrador de vias de tráfego irresponsável, é claro).

35. BUM! Estouro de pneu! E agora?
Sem movimentos bruscos. A moto não estará feliz, então se prepare para usar um pouco de músculos para manter a trajetória. Alivie o acelerador e use freio bem leve com a roda boa e vá procurando a melhor direção para sair da pista. Agora, pode voltar a respirar.

36. Pingos na viseira?
Começou a chover. O asfalto umedecido é muito mais escorregadio que depois de uma chuva tropical e você nunca sabe o quanto está liso. Use máxima concentração, cuidado e suavidade nos controles.

37. Emocionado?
Já dizia o velho ditado: "Quando a cabeça não pensa, o corpo é quem paga". As emoções são tão fortes quanto qualquer droga, então observe a você mesmo quando for sair. Se você está nervoso, triste, exausto ou ansioso, sente e conte até 10 mil.

38. Vista uma roupa
Ponha roupas que sirvam bem em você e ao tempo. Se você está muito frio ou muito quente ou brigando com uma jaqueta onde cabem dois de você, você já está em problemas.

39. Deixe seu iPod em casa
Você não vai ouvir o caminhão de cimento a tempo se estiver ouvindo a banda "Calypso", a única coisa que vai ficar atraente são seus fones de ouvido para o pessoal da SALA DE CIRURGIA.

40. Aprenda a fazer desvios de emergência
Esteja pronto para fazer dois desvios de emergência em seguida. Desvie de um obstáculo pela esquerda e logo em seguida de volta à sua trajetória original. A moto vai seguir seus olhos, portanto olhe para o caminho e não para os obstáculos. Pratique isso até que seja um reflexo normal, sem pensar.

41. Seja suave em baixa velocidade
De nada adianta sua enorme agilidade se você estiver devagar. Tire as forças dos movimentos com um trabalho leve nos freios traseiros. Isso minimiza muito indesejáveis transferências de peso e facilita alinhar e posicionar a moto exatamente onde e como desejamos.

42. Piscar luz de freio é uma boa
As setas e luzes de freio dos outros veículos te chamam a atenção, não é verdade? Pisadinhas leves no pedal ou toques rápidos na manete do freio dianteiro antes de realmente frear sua moto vão alertar o trafego atrás.

43. Cruzamentos são perigosos, então garanta suas chances
Ponha outro veiculo imaginário entre sua moto e o veiculo à frente para evitar que o veículo cruzando acerte você bem de lado. Diminua, assim, para metade a chance de acidentes.

44. Ajuste sua visão periférica
Olhe para um ponto bem à sua frente. Agora procure ver as coisas ao lado movendo só sua atenção, sem virar os olhos. Quanto mais você conseguir ver sem virar os olhos ou a cabeça, mais cedo vai reagir aos problemas.

45. Sozinho num semáforo que não muda nunca?
Se for um semáforo inteligente (tem um numero perto das luzes) você pode mudá-lo! Procure um fio sensor de presença antes da faixa de pedestre (um quadrado riscado em preto no chão) e posicione o motor da moto em cima dele. Se o semáforo não mudar, baixe o descanso lateral bem sobre o fio, que as suas chances de mudá-lo para verde vão melhorar. Se não der, relaxe e espere, você já tentou tudo!

46. Tudo é mais difícil de ver à noite
Ajuste e limpe seus faróis e viseiras transparentes e tenha uma visão melhor do que uma simples idéia do que está ali na frente.

47. Não trafegue perto ou ao lado dos caminhões
Se um daqueles 18 pneus monstruosos estourar - o que acontece com BASTANTE FREQÜÊNCIA - ele vai se transformar em vários projéteis de borracha e aço violentíssimos. A não ser que você goste de brigar com uma chuva de destroços, fique longe ou passe logo. Os pedaços de mola da suspensão dos caminhões matam pessoas dentro dos carros, imagine o que poderá fazer com você!

48. Tire o pânico das paradas de emergência
Desenvolva uma intimidade muito grande com seu freio dianteiro. Procure um lugar deserto e seguro em asfalto liso e limpo. Faça centenas de frenagens começando bem suavemente e freando cada vez mais forte até descobrir aquela força na mão ideal entre a frenagem máxima e a roda travada (frenagem máxima=pneus CANTAM mas a roda NÃO PÁRA). Repita isso com cuidado MUITAS vezes até ficar muito bom. Pronto.

49. Tenha pneus adequados
Nada do que você leu até aqui vai servir a não ser que você tenha os pneus adequados. Não os subestime. Tenha certeza que eles estão bem calibrados todo tempo. Procure cortes, pregos e outras porcarias que tenham se prendido a eles. Procure sinais de ressecamento e desgaste. Troque logo que puder, os pneus são a essência da dirigibilidade.

50. Respire fundo e pegue leve.
Conte até 10. Desculpe e peça desculpas, dê passagem e vá devagar, apreciando o passeio. Deixar de andar a 130 km/h é muito melhor que arruinar sua vida numa cadeira de rodas, ou ainda morrer.



:ok: :ok:

_________________
"Somente o necessário"

Facebook --> https://www.facebook.com/groups/1881599 ... /paulo.tie

Seja paciente no transito, para não ser mais um paciente no hospital !

Imagem


Qua Fev 02, 2011 12:20 am
Perfil
Velha Guarda

Registrado em: Dom Nov 30, 2008 1:45 am
Mensagens: 1603
Localização: Guarulhos - SP
Sexo: MASCULINO
Moto: BMW F 800GS
Marca de Capacete: LS2 FF386
Tié,

Magnífico texto.
Se encaixa bem a todos nós que vivemos, ou andamos nos corredores indo de casa ao serviço e vice versa.
Muitos desses itens eu realmente pratico, outros eu tento... :wall:
Abraços e semana que vem é nóis no Hooters.

Abraços,

_________________
Paz a todos! Deus existe e me protege!
Sou Highlander com muito orgulho! Meu colete é minha couraça!
Imagem


Qua Fev 02, 2011 12:44 am
Perfil
Lander
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Dez 23, 2010 12:42 pm
Mensagens: 774
Localização: São Paulo - ZL/ABC
Sexo: MASCULINO
Moto: Garupa
Marca de Capacete: EBF
caraca...... :applause: :applause: :applause: excelente!!!!!! :applause: :applause:

_________________
"Os que vivem apenas só para sí nunca encontrarão a paz e a alegria".
Pois somos chamados por Deus para sermos benção na vida dos outros.

AS ESCOLHAS QUE FAZEMOS, DITAM A VIDA QUE LEVAMOS.


Qua Fev 02, 2011 12:50 am
Perfil
Velha Guarda

Registrado em: Sáb Dez 27, 2008 6:36 pm
Mensagens: 2566
Localização: BH/MG
Sexo: MASCULINO
Moto: Yamaha Lander Preta
Sensacional esse texto! :applause: :applause: :applause: Mandô bem, Tie!!!! :applause: :applause: :applause: :applause:

Nos policiarmos sempre é uma atitude importante para evitarmos acidentes. Será que vale a pena passar nesse corredor, andar nesta velocidade, sem jaqueta nesse calor, com esse "restinho" de pneu...

Quando acho que estou abusando um pouco (e todos nós abusamos, mesmo sem percebermos), paro, respiro fundo, e volto a pilotar com atenção!

PRUDÊNCIA SEMPRE!!!! :applause: :applause: :applause:

Esse é o grande diferencial! :ok:

_________________
Imagem
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100000462498115
e-Mail e GTalk: contato30@gmail.com
Skype: trinta.bh


Editado pela última vez por Trintaman em Qua Fev 02, 2011 1:29 am, em um total de 2 vezes.



Qua Fev 02, 2011 1:01 am
Perfil
Velha Guarda

Registrado em: Sex Set 19, 2008 1:52 am
Mensagens: 2022
Localização: Fortaleza-CE
Sexo: MASCULINO
Moto: Yamaha XT 660R
Marca de Capacete: preencher no perfil
Certo, Tié! :ok:

Assim como os dez mandamentos da bíblia podem se se resumir em um só, acho que esses cinquenta mandamentos da segurança na moto podem ser definidos assim:

"Se a vida é uma estrada, porque tem gente que gosta de chegar logo ao fim?" - frase publicitária da Harley-Davidson na revista Motociclismo, em algum mês entre 2003 e 2005... :ok:

_________________
ImagemImagem
Não alimente bandido e covarde. Não compre peças usadas ou de origem duvidosa.
XT 600 E 1997 - R.I.P †
Kawasaki Versys 650 2010 - R.I.P. †
Lander 2008
XT 660 R 2012


Qua Fev 02, 2011 1:06 am
Perfil Visitar website do usuário
*Highlander*
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Jan 19, 2011 11:24 am
Mensagens: 3181
Localização: São Paulo - SP
Sexo: MASCULINO
Moto: Dafra Citycom 300i
Marca de Capacete: NoRisk Route Monocolor
Parabéns pela iniciativa :applause:

abs :ok:

_________________
ANDRÉ COELHO

Para saber mais da minha ex moto

MAGRELA 77

Para saber mais da minha atual "moto"

CITYGORDA

Para saber mais de rock

ROCK NA TOCA DO COELHO


Qua Fev 02, 2011 1:17 am
Perfil Visitar website do usuário
Superlander

Registrado em: Seg Nov 29, 2010 10:52 am
Mensagens: 950
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Sexo: MASCULINO
Moto: Kawasaki Versys 650
Marca de Capacete: AGV Horizon
Paulo-tie escreveu:
23. Não olhe para o chão - levante sua cabeça
É sempre tarde para fazer qualquer coisa quando o problema está a 10 metros. Olhe lá longe e mude a direção.


Aprendi isso na Auto escola. Descobri que passava bem melhor pelo cone olhando pra onde eu quero ir e não se dá pra ir.

Muito bom mesmo. :ok:

_________________
Imagem

Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002248256862


Qua Fev 02, 2011 8:58 am
Perfil
Megalander
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Out 22, 2010 10:19 pm
Mensagens: 1407
Localização: RIO DE JANEIRO - VILA VALQUEIRE
Sexo: MASCULINO
Moto: Yamaha YS 250 Fazer
Marca de Capacete: AGV
Maneiríssimo o texto Tie....SEJA PACIENTE...é a premissa!!!

_________________
PQD-MORAES
SANGUE NOS OLHOS E Moto NA VEIA!!!
<-- GO BEYOND -->
Imagem
<---- Yamaha Fazer 250 ---->
<---- Só Pode Haver Um ---->


Qua Fev 02, 2011 9:12 am
Perfil
Velha Guarda

Registrado em: Dom Nov 30, 2008 1:45 am
Mensagens: 1603
Localização: Guarulhos - SP
Sexo: MASCULINO
Moto: BMW F 800GS
Marca de Capacete: LS2 FF386
Galera,

Escrevi isso para o Tié por MP, mas achei interessante compartilhar:

Hoje pela manhã vindo ao serviço, vim pensando e refletindo sobre o texto. Vim me sentindo mais seguro, pois algumas pequenas coisas fazemos inconscientemente, talvez por mecanismo de defesa, instinto de não querer ser passado para tras, ou aquela aversão à Lei de Gerson, quando nos deparamos com situações que motoristas ou motociclistas querem se aproveitar da sua distração ou baixa velocidade para entrar abruptamente à sua frente.
O instinto agressivo manda acelerarmos (desnecessariamente), quando detectamos que essa situação está para acontecer e o mesmo instinto manda xingar ou buzinar quando já aconteceu e nos assustou.
Se estivermos mais atentos, ou quando nem tanto, simplesmente deixarmos o "suposto trouxa" ir na frente, não poremos nossa segurança em risco. Então, vim muito mais seguro ao trabalho hoje.
Não digo que o texto é coisa nova para mim. Não é. Só que vai caindo no esquecimento por não praticarmos, então é sempre bom termos textos assim para reavivarmos nossa memória em questão de segurança.

Galera, vamos com consciência e responsabilidade.

Abraços a todos e fiquem com Deus. :applause:

_________________
Paz a todos! Deus existe e me protege!
Sou Highlander com muito orgulho! Meu colete é minha couraça!
Imagem


Qua Fev 02, 2011 9:27 am
Perfil
Minilander
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 10, 2007 7:01 pm
Mensagens: 527
Localização: São Paulo - Zona Oeste
Sexo: MASCULINO
Moto: Yamaha XT 660R
Muito bom o texto :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:

Bom seria se todos que andam de moto (não só do fórum) aplicassem o que está no texto.


Qua Fev 02, 2011 9:32 am
Perfil
*Highlander*

Registrado em: Seg Abr 20, 2009 7:44 pm
Mensagens: 5232
Localização: São Paulo
Sexo: MASCULINO
Moto: Kawasaki Ninja 650R
Marca de Capacete: HJC F-15 Carbon, Shoei e Suomy
Muito bom o texto, estar sempre concentrado no que se faz no trânsito e o que transito faz é primordial :ok:

_________________
Imagem


Qua Fev 02, 2011 9:45 am
Perfil Visitar website do usuário
*Highlander*

Registrado em: Qua Fev 18, 2009 1:16 pm
Mensagens: 2414
Localização: Brasília - DF
Sexo: MASCULINO
Moto: Yamaha XT 660R
Marca de Capacete: Shark e LS2
Poxa Paulo parabéns...... :applause: :applause: :applause: :applause:

Muito bom ter colocado esse texto aqui, mais uma fonte de informação e de aprendizado.

Obrigado pela iniciativa.

Nota 10 :ok: :ok: :ok:

_________________
XT 660R NegraChique


Qua Fev 02, 2011 9:57 am
Perfil
ADMIN
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jul 27, 2010 11:46 am
Mensagens: 2890
Localização: Rio de Janeiro
Sexo: MASCULINO
Moto: Kawasaki Versys 650
Marca de Capacete: LS2
Simplesmente perfeito! :ok:
É inoressionante o quanto somos irracionais as vezes, vem um instinto competitivo em todas as situações e fazemos coisas mesmo sabendo estar errado.
Vou colocar o link pra cá na minha assinatura e procurar le-lo pelo menos uma vez por semana.
Abraçø e obrigado

_________________
viewtopic.php?f=2&t=8723&p=183980#p183980 - Leitura recomendada!!!!
Não é a agressividade que causa mais acidentes, é a hesitação!
Curte la no facebook: https://www.facebook.com/HighlandersMotoGrupo


Qua Fev 02, 2011 10:04 am
Perfil Visitar website do usuário
*Highlander*
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Ago 09, 2010 9:56 am
Mensagens: 2920
Localização: São Paulo-Zona Sullper .....
Sexo: MASCULINO
Moto: Yamaha Lander Azul
:applause: è isso ai Tié
Muito bom texto :ok:
“Tens pressa, vá de vagar!”

_________________
Vim da selva, sou Leão!


Qua Fev 02, 2011 10:09 am
Perfil
Minilander
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jul 30, 2009 8:37 pm
Mensagens: 407
Localização: Ouro Preto - MG
Sexo: MASCULINO
Moto: Honda XR 250 Tornado
Marca de Capacete: preencher no perfil
Muito legal, está de parabéns pela boa divulgação do texto é de grande utilidade. :ok: :ok:

_________________
XR200R-94
XR250 Tornado 2003 20.000 km rodados originais
Imagem


Qua Fev 02, 2011 4:11 pm
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 47 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Designed by ST Software for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB