xtzlander.com.br
http://www.xtzlander.com.br/forum/

Manutenção do motor da Lander com 176 mil kms
http://www.xtzlander.com.br/forum/viewtopic.php?f=29&t=15072
Página 1 de 1

Autor:  Noellen [ Sáb Set 16, 2017 12:27 pm ]
Título:  Manutenção do motor da Lander com 176 mil kms

E aí, galera, td bem?

Semana passada fizemos uma produção caseira de manutenção no motor da minha Lander (que está com mais de 176 mil kms) .

O motivo foi a troca do eixo do pinhão (que estava soldado devido desgaste da rosca), naaaaada de fumaça ainda, nenhum outro problema aparente . No motor trocamos basicamente os rolamentos, guias e corrente de comendo, anéis, retentor de válvulas e discos de embreagem (mas como manutenções preventivas) e o eixo do pinhão, lógico! Este foi necessário.

Pra quem se interessar... registramos o QG da Oficina no vídeo abaixo. Realmente esses motores são confiáveis e nos surpreendeu pela durabilidade interna!!! Pouquíssimo desgaste mesmo com essa quilometragem.



A manutenção foi feita pelo BarraForte (Bruno Barba) e pelo Glauco, ambos amigos do fórum Teneré Club. Por isso dizem que quem tem amigos tem tudo né :D :D :D


O Barba fez o levantamento abaixo, muito útil pois várias medidas não encontramos pela internet, apenas qdo abriu o motor mesmo.


Segue tbm a lista de rolamentos com códigos e entre parenteses as medidas em mm de cada um. Quantidade está logo antes ex: 2x, 3x...

É importante comprar Junta do cabeçote e da base do cilindro originais. As outras, basta o kit de junta da Valflex.
Os retentores do Pinhão, Alavanca de Marcha e Embreagem, e o principal é um O'ring de Viton que vai entre a base do cilindro e a carcaça.
Para fechar as duas metades da carcaça é importante comprar junta liquida (Silicone de alta temperatura). Geralmente usa-se o Wurth HT ou Loctite 5699.

Rolamento do Comando - NSK 6005C3 (47/25/12)
Rolamento do Comando - NSK 6202Z (35/15/11)

Rolamento Virabrequim - 2x NSK HR63/28 (68/28/18)
Rolamento Eixo Secundário (Pinhão) - NSK 6205 (52/25/15)
Rolamento Embreagem - NSK 817-152DLA8 ou 6003 (35/17/10) 1 Blindagem Borracha
Rolamento Balanceiro - 2x NSK HR6302 (42/15/13)
Rolamento Câmbio - NSK 62/22C3 (50/22/14)
Rolamento Câmbio - NSK 6203DLA8 (40/17/12) - 1Blindagem Borracha

Rolamento Trambulador (Peça Completa) - (42/18/12) (Não troca)

Rolamento Cônico Cx de Direção (Sup) - HR 32005 XJ - OEM KOYO SAC2647-1/SAC2547-2
Rolamento Cônico Cx de Direção (Inf) - HR 32006 XJ - OEM KOYO 32006J/32006JR

Rolamento Roda Tras. Disco - 6202
Rolamento Roda Tras. Coroa - 6302

Rolamento Roda Diant. - 2x 6202

Rolamento Balança - 4x HK 1816
Rolamento Link - 3x NTN 7EHVS 17/24/20


Vlw o/ esperamos que as informações sejam úteis o/ e agora bora que a próxima viagem está chegando \o/

Autor:  alfredo [ Dom Set 17, 2017 1:38 pm ]
Título:  Re: Manutenção do motor da Lander com 176 mil kms

:applause: :applause: :applause: :applause: :applause: :applause:

Esses motores!!

Autor:  VENTANIA [ Seg Set 18, 2017 2:45 pm ]
Título:  Re: Manutenção do motor da Lander com 176 mil kms

:ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :applause: :applause: :applause: :applause: :applause:

Página 1 de 1 Todos os horários são GMT - 3 horas [ DST ]
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
http://www.phpbb.com/