Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: Sáb Set 20, 2014 8:01 pm

Responder  [ 12 mensagens ] 
Braçadeira do cabo de freio dianteiro 
Autor Mensagem
XTZinha

Moto: Yamaha Ténéré 250 Branca
Comprei a X quarta-feira que passou...
Nem pude sair com ela da garagem ainda, pois estou sem CNH de moto (até essa semana apenas :dancing: ) além de o documento não ter ficado pronto até sexta e estou esperando que amanhã tudo fique OK.
Assim sendo, apenas ando com a moto na garagem para ir acostumando com a altura (tenho 1,67), peso da moto, e de certa forma dirigibilidade e ciclistica off-road diferente da minha Fazer que era street.
Ainda bem que por enquanto estou apenas rodando dentro de casa, pois do contrário eu estaria louco.
Depois desta longa introdução, :angry: , comento o ocorrido.

Em uma das voltas pela garagem no condomínio, escuto um barulho de ferros/parafuso caindo pelo chão. Paro a moto.
Encontro duas peças identicas e apenas um parafuso. Recolho-as e levo-as para casa.
Nada como ser um motociclista novato atento! Tenho em meu celular o manual de montagem e o catálogo de peças da X.
Identificadas as peças (braçadeiras 21C-F3466-00 e parafuso 91317-06016 - pag 47 do catálogo yamaha), fico com umas questões:

- Realmente este parafuso prendendo as braçadeiras, segurando o cabo do freio dianteiro , presos ao cilindro mestre dianteiro, NÃO POSSUEM UMA PORCA? :?: :?: :roll: :?: :roll: :roll: :roll: :?: (no catalogo mostra que são apenas duas braçadeiras e um parafuso mesmo.. :shock: .)

- Esse conjunto, na ausência original de uma porca, deve se desprender com facilidade ao longo do dia-a-dia, ou uma possivel montagem com falta de atenção a este item?

Comprei uma motocicleta em substituição a uma Fazer, por acreditar ser uma moto off-road (ou tão robusta quanto) com adaptações ao uso urbano. No primeiro dia saindo da loja, ao chegar em casa, me deparo com o pisca traseiro balançando como um chuchu ao vento :angry:
Voltei até a CC e o mecanico fixou o pisca.
Fico preocupado com algumas coisas, pois nossas vias são muito ruins (ruas de bairro então...) e a trepidação é constante. Comprei a X pra isso! :dancing:

Dom Jan 25, 2009 10:59 am
Perfil ICQ
Superlander

Moto: Outros Modelos
Velinho, sinto muito pelo ocorrido.
Já li alguns relatos sobre peças folgadas na X. Em resumo posso dizer que o ideal é o próprio dono dar uma "revisada" nos parafusos pra evitar esse tipo de problema. É mais ou menos assim: "quer bem feito? Faça você mesmo".

minhamotonaestrada.blogspot.com

Dom Jan 25, 2009 11:02 am
XTZinha

Mas discordo que peças bem montadas tenham que ser feitas pelo proprietário...
Do contrário, comprariamos a motocicleta pelo site da Yamaha, e chegaria por SEDEX na nossa casa, para montarmos com a familia :P

Dom Jan 25, 2009 11:06 am
Perfil ICQ
Superlander

Moto: Outros Modelos
O problema é quem nem todo mecânico realmente é mecânico.. as vezes são "concertadores".. entende a diferença?
Uma vez que gastamos uma grana alta pra comprar um bem, ele deve estar pronto pra nos servir. É froids situações como essa.. faça valer seus direitos de consumidor! :ok:

minhamotonaestrada.blogspot.com

Dom Jan 25, 2009 11:10 am
Velha Guarda

Moto: Yamaha Lander Azul
Velhinho escreveu:
Mas discordo que peças bem montadas tenham que ser feitas pelo proprietário...
Do contrário, comprariamos a motocicleta pelo site da Yamaha, e chegaria por SEDEX na nossa casa, para montarmos com a familia :P
Imagine...desce 3 brutamontes do caminhao de entrega, segurando um caixote de madeira com a lander dentro..toda desmontada...
-Quer que coloque onde Sr ?
-Deixa eu ver....pode deixar aqui na sala mesmo...
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Dom Jan 25, 2009 2:26 pm
XTZinha

Como hj nao tem CC aberta, fui lá na garagem agora a pouco, com a peça na mão pra ver onde afinal ela fica.
E realmente não tem cara de que tenha porca. Simplesmente poe o cabo de freio em meio as braçadeiras e parafusa no cilindro mestre dianteiro... assim o cabo ao fazer a curva pelo cilindro ate chegar ao freio, não esbarra no disco.
Achei um tanto quanto falho o projeto, pois se não tem porca, essa trepidação diaria vai desrosqueando o parafuso. :?
Mais engraçado ainda é que no cilindro tem dois furos, e nas braçadeiras tb, mas só achei um parafuso e também só vejo um no catalogo de peças. Talvez eu compre mais um pra por no outro furo. Mas é triste pensar que não vem de fabrica...

vale lembrar que são detalhes pequenos frete a uma moto espetacular. Não estou jamais julgando a moto por tais pontos, mas é triste... sempre queremos que nossa motocicleta seja perfeita...
:ok:

Dom Jan 25, 2009 2:42 pm
Perfil ICQ
Microlander

Poizé Velhinho, como todos já disseram, é f*** !
Todos sempre reclamam dessas coisas da X, peças caindo ou folgadas, é f***² !
Me dá até medo pensar em comprar uma X, já que em todo lugar é assim, fico pensando nos técnicos aqui de Rondônia ... haha

Rogério Ctba-Pr escreveu:
[Imagine...desce 3 brutamontes do caminhao de entrega, segurando um caixote de madeira com a lander dentro..toda desmontada...
-Quer que coloque onde Sr ?
-Deixa eu ver....pode deixar aqui na sala mesmo...
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Hahahahaha, esse Well .. haeuaehaeu

Dom Jan 25, 2009 2:51 pm
XTZinha

Não acho que isso se resuma a X não... em geral a X é bem proxima da Lander e suas peças tb... uma má montagem de uma é igual a uma má montagem de outra...

Esse conjunto de braçadeiras e parafuso para segurar o cabo do freio dianteiro, não tem na lander?

Dom Jan 25, 2009 3:49 pm
Perfil ICQ
XTZinha

A rosca é na canela da bengala. é só colocar no lugar e dar o aperto.
Se ficar desconfiado quie vai soltar de novo use trava rosca fraco na rosca do parafuso ou coloque um pingo de tinta ou esmalte de unha entre canto do parafuso e a braçadeira.

Dom Jan 25, 2009 5:35 pm
Velha Guarda

Moto: Yamaha XT 660R
Ahh pronto, agora a X vem com as peças soltas de fábrica, tá com uma cara de ciuminho de estilos essa conversa.

Como disse o Velhinho, apesar da diferença em algumas peças como os aros de alumínio, protetor de bengalas, corrente, pintura e porta-placa, as motos são a mesma coisa, e os montadores podem errar em ambos modelos.

Agora, medo de comprar um modelo por conta disso ?? Compra uma HONDA !

Dom Jan 25, 2009 6:11 pm
Perfil Visitar website do usuário
Superlander

Marca de Capacete: 2 - Zeus 806
Um relato importante ae pessoal....Depois de alguns kilometros..notei que o parafuso que prende o escape estava solto....talvez com a trepidação deve ter ficado frouxo...e tive que reapertalo...estava quase se soltando....

Atenção pessoal!!

reapertem cada parafuso da motoca...infelismente ...pois no meu caso fiquei imaginando se cai a @!$#! do escape...no meu caso não posso afirmar se já veio mal apertado pois a motoca esta 17 mil km...e com o tempo pode ter soltado sei lá...

isso ae High's!

http://www.flickr.com/photos/mayconlima/

Seg Jan 26, 2009 11:53 pm
Velha Guarda

Boa Mayconsl, cuidado com a moto não é só deixar ela brilhando de limpa !

Não custa o proprietário fazer o básico das checagens dos parafusos periodicamente, é a segurança dele mesmo que está em jogo, aproveitem para utilizar o manual, já que nele estão citadas as revisões "caseiras" a que nos referimos.

Ter Jan 27, 2009 12:16 am
Perfil Visitar website do usuário
Responder   [ 12 mensagens ]