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TROCA DISCOS EMBREAGEM 
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Minilander
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Pessoal,

Há algum tempo atrás, precisei trocar os discos da minha embreagem. Receoso de fazer merda, levei a TENERÈ na CC para ser feito o serviço. Não lembro exatamente, mas, devo ter gasto uns R$700 aproximadamente. Resumo da história, 20 mil Km depois, estava precisando trocar os malditos discos.
Sei que para muitos, isso é ridículo de fazer, mas, eu não tinha a menor noção (e acredito que uma boa galera aqui também não tenha). Pesquisei na internet e achei uns vídeos que traziam uma noção de como executar o serviço.
Pra resumir, fiz eu mesmo a troca da embreagem agora. Realmente, é RÍDICULO. Não consegui tirar fotos para fazer um tutorial aqui, mas, os vídeos são autoexplicativos.
E em termos de custo, pasmes:

DISCOS DE EMBREAGEM SCUD (Fazer, Lander e Teneré): R$22
2 LITROS DE ÓLEO MOTUL 20W50: R$48

Além disso, você vai precisar de uns 20 minutos apenas.

Espero que assim, possa ajudar os amigos aqui do fórum a aprenderem mais esse trabalhinho, e não precisem ficar indo a mecânico FDP e morrer num dinheiro.

Qualquer dúvida, é só falar, que alguns detalhes sobre a desmontagem da lateral do motor, o vídeo não mostra.

Abs




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Igor Machado QUEIROZ ( I. QUEIROZ)

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Seg Nov 18, 2013 4:38 pm
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XTZinha
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Muitoo Util!
Boaa Postagem, cedo ou tarde precisarei dessa informação.
só me surpreendeu saber que os discos intermediários são feitos de papel :shock:
VLWW Igor


Seg Nov 18, 2013 5:27 pm
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Minilander
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Valeu, Matheusdf !! :ok: :ok:

Matheusdf escreveu:
só me surpreendeu saber que os discos intermediários são feitos de papel
VLWW Igor


E isso que você disse, é mais um motivo para não colocar os originais. Claro, que (teoricamente) os engenheiros pensaram nisso na hora de projetar a moto e os discos de embreagem. Deve ter um motivo pra ser assim. Mas, como eu disse, em menos de 50 mil km, tive que trocar 2 jogos ORIGINAIS de discos.

Então, vagabundo por vagabundo, vou colocar o paralelo, que é MUUUITO mais barato.

Abs

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Igor Machado QUEIROZ ( I. QUEIROZ)

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Seg Nov 18, 2013 6:47 pm
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XTZinha
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Precisou comprar a junta do motor também né ? E os discos espaçadores não foi necessario fazer a troca ?

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Seg Nov 18, 2013 8:20 pm
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Velha Guarda

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Mto legal os vídeos Igor, obrigada pela indicação :applause: :applause:

pena que o áudio dos 2 primeiros não está mto bom, mas bem explicado, mto bacana!!!

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Seg Nov 18, 2013 10:13 pm
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pouts 2 jogos em menos de 50 mil... :wall: :wall: :wall: :wall: :wall:


os meus ainda são originais.....minha moto tá com 65.000 :ok:

mas...bom que vc resolveu na moral :applause: :applause: :applause: :applause:

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Seg Nov 18, 2013 11:41 pm
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Microlander

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Andrei Lander escreveu:
pouts 2 jogos em menos de 50 mil... :wall: :wall: :wall: :wall: :wall:


os meus ainda são originais.....minha moto tá com 65.000 :ok:

mas...bom que vc resolveu na moral :applause: :applause: :applause: :applause:

Geralmente quem anda todo o tempo na cidade, em trânsito pesado, com muito congestionamento, os discos gastam mais rapido memso... Depende tb da regulagem do cabo da embreagem, etc... a minha está com 21700 km rodados, peguei ela com 13500.. e acho que os discos já foram embora... tá começando a patinar..... Qdo venho e volto pro trabalho, pego uns 6 km de engarrafamento muito travado... aí é o tempo todo com a mão na embreagem.....

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Ter Nov 19, 2013 11:31 am
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Microlander

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Lopesga escreveu:
Precisou comprar a junta do motor também né ? E os discos espaçadores não foi necessario fazer a troca ?

Nem sempre precisa trocar a junta não.... as vezes ela não estraga qdo se abre o motor... depois de abrir é só por cola na tampa que veda legal...

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Ter Nov 19, 2013 11:32 am
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Minilander
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Lopesga escreveu:
Precisou comprar a junta do motor também né ? E os discos espaçadores não foi necessario fazer a troca ?


Fala, Lopesga, como disse o César, não foi preciso trocar a junta. Ela estava em bom estado, visto que, ja tinha sido trocada na ultima manutenção na CC.

Ela ficou direitinha na tampa do motor quando eu abri.

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Igor Machado QUEIROZ ( I. QUEIROZ)

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Ter Nov 19, 2013 11:48 am
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Noellen escreveu:
Mto legal os vídeos Igor, obrigada pela indicação :applause: :applause:

pena que o áudio dos 2 primeiros não está mto bom, mas bem explicado, mto bacana!!!


Valeu, Noellen!!

Espero que ajude o povo ai sim! :ok: :vee:

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Ter Nov 19, 2013 11:49 am
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Minilander
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César Hermida escreveu:
Andrei Lander escreveu:
pouts 2 jogos em menos de 50 mil... :wall: :wall: :wall: :wall: :wall:


os meus ainda são originais.....minha moto tá com 65.000 :ok:

mas...bom que vc resolveu na moral :applause: :applause: :applause: :applause:

Geralmente quem anda todo o tempo na cidade, em trânsito pesado, com muito congestionamento, os discos gastam mais rapido memso... Depende tb da regulagem do cabo da embreagem, etc... a minha está com 21700 km rodados, peguei ela com 13500.. e acho que os discos já foram embora... tá começando a patinar..... Qdo venho e volto pro trabalho, pego uns 6 km de engarrafamento muito travado... aí é o tempo todo com a mão na embreagem.....


Pois é, César e Andrei!!!

A parada aqui comigo é tensa! Moro a 50 km do trabalho, e desse percurso, uns 30 são fazendo corredor, ou seja, a embreagem trabalha bonitinho.
E quando preciso ir a faculdade então, meu persurso no dia vai pra 150 Km, e boa parte dele com corredor....enfim....me f :calado: :calado: :calado: bonito!!!

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Igor Machado QUEIROZ ( I. QUEIROZ)

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Ter Nov 19, 2013 11:51 am
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Igor queiroz..
Vendo o terceiro video me veio uma duvida... akelas primeiras arruelas menores que o mecanico cita ao falar do motor da fazer... o mecanico do primeiro video não citou nada em relação....a eles e muito menos na hora de montar ele os colocou.. qdo vc abriu o motor da tenere, vc localizou essas peças????

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Ter Nov 19, 2013 2:20 pm
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Minilander
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César Hermida escreveu:
Igor queiroz..
Vendo o terceiro video me veio uma duvida... akelas primeiras arruelas menores que o mecanico cita ao falar do motor da fazer... o mecanico do primeiro video não citou nada em relação....a eles e muito menos na hora de montar ele os colocou.. qdo vc abriu o motor da tenere, vc localizou essas peças????


Sim!! Elas estavam lá! É que na realidade, ao menos no meu caso,quando tirei os discos da embreagem, as arruelas continuaram no lugar. Sendo assim, não foi necessário mexe-las.

Uma outra dúvida que pode surgir é, que ao se abrir a tampa do motor e chegar na "tampa" de proteção do conjunto da embreagem ( a tampa que tem os 4 parafusos/ 4 molas), existe uma pequena arruela ali (preta). Ela confunde, e eu achei que era preciso remove-las também, já que eu encontrei uma pequena resistência em tirar a tampa. Mas NÃO, não é preciso mexer alí e nem se deve,pois,é uma espécie de regulagem também.

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Ter Nov 19, 2013 2:34 pm
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IgorQueiroz escreveu:

Sim!! Elas estavam lá! É que na realidade, ao menos no meu caso,quando tirei os discos da embreagem, as arruelas continuaram no lugar. Sendo assim, não foi necessário mexe-las.

Uma outra dúvida que pode surgir é, que ao se abrir a tampa do motor e chegar na "tampa" de proteção do conjunto da embreagem ( a tampa que tem os 4 parafusos/ 4 molas), existe uma pequena arruela ali (preta). Ela confunde, e eu achei que era preciso remove-las também, já que eu encontrei uma pequena resistência em tirar a tampa. Mas NÃO, não é preciso mexer alí e nem se deve,pois,é uma espécie de regulagem também.

Valeu meu caro... to me amarrando pra trocas os discos da minha a mais de um mes e meio.. vou ver se compro os discos pra trocar no fds.... Obrigado pela ajuda...

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Ter Nov 19, 2013 2:38 pm
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Minilander
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Galera, vou tentar dar um passo a passo da hora da retira da tampa, que nos vídeos também não diz.

A foto esta enumerada de 1 a 6. É uma sequencia ideal para fazer a retirada. Vou tentar explicar um pouco:

1 - Primeiro de tudo,tirar o bujão de óleo, para deixar o motor "seco", sem óleo. Na minha moto a chave é 14mm

2 - Soltar os parafusos que prendem o conjunto da pedaleira/freio. Só os 2 parafusos perto da pedaleira. Isso facilita para a remoção da tampa. Chave 14mm

3 - Abrir a tampa e remover o FILTRO DE ÓLEO. É uma chave hexagonal (não sei o nome dela). A medida ou é a 6 ou a 8mm.

4 - Soltar os DUTOS DO ÓLEO. A mesma chave da tampa do filtro.

5 - Soltar o parafuso marcado. Não sei o nome dele, mas, tem a ver com óleo também. Chave 12mm. CUIDADO, POIS, ELE POSSUI 2 ARRUELAS. NO FINAL, DESENROSQUE COM A MÃO. FICA MELHOR DE TIRAR.

6 - Por fim, os parafusos que prendem a tampa do motor. São 13 parafusos. E a medida é 8 mm. Cuidado ao tirar e apertar esses parafusos. Eles são bem frágeis.

Feito tudo isso, remova a tampa com CUIDADO, caso queira preservar a junta. Caso tenha uma junta nova, ai é mais tranquilo.

Tirando a tampa, já vai ver a embreagem igual ao vídeo.

Espero ter dado uma ajudinha a mais.

Abs. :vee: :vee:

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Ter Nov 19, 2013 2:58 pm
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