Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: Dom Out 25, 2020 12:28 pm

Responder  [ 114 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo
Problema no motor de partida (c/ tutorial p/ resolver) 
Autor Mensagem
XTZinha

Moto: Yamaha Lander Preta
Marca de Capacete: Bieffe
Geralmente, a manutenção do motor de arranque em
Alguém sabe como o custo de carbono do motor de arranque actual

obrigado

Sáb Mai 05, 2012 11:02 pm
Perfil Visitar website do usuário
XTZinha

Olá, pessoal!

Esse fórum é massa! Eu antes de comprar qualquer coisa relacionada a moto eu pesquiso aqui.. Obrigado mesmo! rs

Bem, vou resgatar esse tópico porque parece que é o mais apropriado para a situação da minha Lander. Ela tem apenas 2 meses de uso e está com 1800km, pouco ainda.

Há alguns dias, a motoca quando está fria, principalmente pela manhã, tem dificuldade de pegar. Quando aperto o start ela fica dando aquele sinal que quer pegar e não pega. Depois de perder tempo tentando fazê-la ligar que ela finalmente liga. E quando esquenta, enquanto quente, já não apresenta esse problema. Desligo e ligo fácil. Levei na Motocred ( concessionária ) a primeira vez e o mecânico apertou o parafuso na bateria e disse que podia ser aquilo. Mas após a moto fria, o problema voltou. Levei de novo hj e disseram que podia ser alguma oxidação no arranque, botaram WD, mas tentei ligar agora que está fria e nada de pegar, só depois de muitas tentativas. Um mecânico disse hj lá que podia ser bateria (até penso que pode ser, pois 90% das vezes que ligo a moto é com o farol aceso - isso implicaria na carga?) mas o outro mecanico que estava ao lado disse que bateria não era pq a moto conseguia ligar, farol funcionava etc., e disse pra ver se o problema voltaria depois de passar o WD. Voltou!

Vcs acham que isso pode ser as escovas? A moto dá sinal que vai pegar, fica aquele lance rodando.. pen pen pen pen e não liga... Depois de algum tempo que finalmente o motor funciona. Mas quando esfria que tudo volta ao anormal.. rs

De acordo com as experiências de vcs, o que pode ser? Vou levar semana que vem lá de novo mas gostaria de ir com a ideia de na cabeça do que pode ser pra eu poder conversar com eles com mais clareza.

:ok:

Sáb Jul 14, 2012 8:00 pm
XTZinha

Moto: Yamaha Ténéré 250 Preta
Roberto Beto escreveu:
Um mecânico disse hj lá que podia ser bateria (até penso que pode ser, pois 90% das vezes que ligo a moto é com o farol aceso - isso implicaria na carga?)

Cara tempo frio, pode sim dar algum pepino na bateria.
E o ideal é dar partida com o farol desligado (porque influencia na carga sim). Mas para testar e ver se o problema é bateria fraca/sem carga, ligue o farol, ele tem que estar com ele bem forte. Desligue e tente dar na partida.

Se ao dar na partida ele faz aquele barulho de carro velho a álcool tentando pegar, significa que o motor de partida tá fazendo sua parte. Logo as escovas estão em ordem.

Importante re-ver também a qualidade da sua gasolina... se o posto é confiável.
Sugiro que dê uma olhada na parte de ignição, cabo de vela, cachimbo, a própria vela... se for a original (não for de iridium) verificar a abertura e o estado dela.
Com dias frios e úmidos é normal o motor ficar mais difícil de pegar, logo que aquece geralmente fica mais fácil.

--------------------

Pelo que vi este motor de arranque é igual ao da atual Ténéré 250 e da Fazer 250 certo???
Será que passaram por estes problemas também?

ABS

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Sáb Jul 14, 2012 10:28 pm
XTZinha

Barraforte, obrigado pela resposta!

Pelo que entendi e aprendir agora, se o motor de partida estiver 'rodando' significa que as escovas estão boas e o motor de partida tbm está bom.. Então o problema não é esse por que a moto está igual a carro velho a alcool querendo ligar.

A beteria está boa por que os faróis estão todos fortes.

Mesmo com o tempo quente, a moto fria, fica nessa guerra para ligar. Ontem a noite eu fui verificar aquelas porcas do motor de partida que dá conexão com o cabo e fica protegida pela borracha do cabo e uma porca está toda enferrujada. Eu dei uma lubrificada com WD e agora de manhã eu fui ligar, ela ainda deu uma engasgada, eu dei uma mexida neste cabo e ela ligou. Depois que a moto liga a primeira vez, as outras vezes ela desliga e liga fácil, sem guerra. Vou esperar de tarde pra tentar de novo ligar e ver o que vai acontecer.

Vc falou sobre a vela. E estou com uma dúvida aqui. A moto é 2012 e tem apenas 2 meses de uso. Minha primeira moto e não entendo de mecânica. Eu tirei a vela, ela está escura na ponta, como se tivesse com uma camada de sujeira encrustada na ponta. E fora ao redor de onde fica o cabo de vela, sempre é uma pequena meleira de óleo ao redor. Isso é normal?

Obrigado :ok: :ok:

abs

Dom Jul 15, 2012 11:25 am
*Highlander*

Moto: Honda XRE 300
Marca de Capacete: GDR MX 311/Scorpion Exo 500
Roberto que concessionaria que voce ta levando, de que região voce é pois esse mecanico ta de brincadeira :shot:

Se o motor ta virando e não pega é lógico que não é bateria, se fosse motor de arranque ou bateria o motor da moto não virava entendeu :ok:

Pelo que voce ta falando, tem de insistir basteante até finalmente ela pegar, se é isso vou citar alguns itens pra voce analisar ai, mais como a moto é nova e ta na garantia o certo era voce deixa-la na CC até eles solucionarem pois quando a moto esquenta não da mais o problema ai não vão descobrir mesmo.

Bom como o amigo acima citou se a gasolina não prestar a moto pode fazer isto sim, mais tem de ser uma merda de gasolina pois a injeção corrige até se tiver 30% de gasolina e o resto de alcool :lol:

Vela estar preta é normal, nosso motor é regulado para dar excesso em alta pra fazer durar mais o conjunto de cilindro ceramico, pistão e anel, tato que se andar de cabo enrolado direto o consumo dela cai pra quase 18 por litro, isso quer dizer que a vela fica escura mesmo :ok:

Ve ai se não tem nada obstruindo a entrada do filtro de ar, pois se tiver ela fica ruim de pegar :vee:
Se a moto tiver algum alarme isso tambem pode acontecer dela não querer pegar :ok:

Agora parte que a CC tem de olhar
Se a moto estiver com as valvulas presas isso acontece tambem

ou se estiver fora de ponto tambem.

Não se espante pois tudo o que eu citei pode acontecer com uma moto nova, ja que são pessoas que as montam e regulam, e infelizmente a Yamaha não dispõe dos melhores :shot:

e ae e mantem a gente informado :vee: e boa sorte na resolução.

Deixa essa moto na CC e manda eles se virarem, e quando for buscar vai de manhã e ja testa, se não pegar eixa lá e mete a boca pois isto é uma baita sacanagem :down:

Dom Jul 15, 2012 12:39 pm
XTZinha

Oi, Iporob!

Muito grato pela postagem!

Eu levo a moto na Motocred em Salvador. Onde eu comprei.

Então são duas coisas que já estão fora: o motor de arranque e a bateria... Sobre a gasosa, eu só ponho em posto que penso em ser confiável e as 2 últimas vezes pus no posto escola da petróbras aqui, o mais confiável.

A moto não tem alarme.

Eu anotei todas essas possíveis causas ditas por vcs aqui e vou apresentar ao mecânico. O que eu não queria era deixar a moto lá. Mas vou ter que deixar. E vou chegar cedo pra eu mesmo ir ligar a moto e checar. Porque quando ela liga a primeira vez, as outras ligam facinho facinho até esfriar de novo. É exatamente isso, eles que se virem!!

Esse fórum é fundamental para nós! Já circulei por inúmeros tópicos aqui e são toques fantásticos que a gente absorve.

Iporob, :ok: :ok: :ok: .... e depois de solucionado vou postar aqui o problema!

Dom Jul 15, 2012 2:09 pm
XTZinha

Eu de novo!! :vee:

Ontem a noite eu tirei a vela e a limpei.. como falei antes, lubrifiquei a conexão com o motor de partida e estava esperando o dia de hj chegar para testar e agora de manhã quando liguei shivani ela pegou no ato. Aperto o start e ela pega de primeira sem qualquer dificulidade :D .

Agora me pergunto, será mesmo que foi a vela ou a conexão o problema :roll: ou a moto tá de brincadeira comigo e rindo de mim dizendo que o lance vai voltar :lolol: ?

Esperar pra ver...

Seg Jul 16, 2012 12:07 pm
XTZinha

Citação:
Ontem a noite eu fui verificar aquelas porcas do motor de partida que dá conexão com o cabo e fica protegida pela borracha do cabo e uma porca está toda enferrujada. Eu dei uma lubrificada com WD e agora de manhã eu fui ligar, ela ainda deu uma engasgada, eu dei uma mexida neste cabo e ela ligou.

Pô cara... duas uma, ou tua moto fica estacionada dentro de um barco... ou então tem algo errado.
Ela com 2 meses estar enferrujada é porque fizeram algo.

Remove a porca, compra lixa (ou pega aquela que a mulé usa pra tirar os calo do pé) e remove toda essa ferrugem da porca. Cuidado com Bombril pra não ir os fragmentos de ferro onde não deve... ou usa uma escova de aço...
Depois, aplica o WD-40 e re-monta. Contato bom é aquele que tá com aparência de metal a mostra.

Citação:
Vc falou sobre a vela. [...] Eu tirei a vela, ela está escura na ponta, como se tivesse com uma camada de sujeira encrustada na ponta. E fora ao redor de onde fica o cabo de vela, sempre é uma pequena meleira de óleo ao redor. Isso é normal?

Óleo na vela não é recomendável. Quanto mais limpinho melhor...
Sobre o preto na ponta é carbonização, como o colega disse, é por excesso.

Citação:
Ontem a noite eu tirei a vela e a limpei.. como falei antes, lubrifiquei a conexão com o motor de partida e estava esperando o dia de hj chegar para testar e agora de manhã quando liguei shivani ela pegou no ato. Aperto o start e ela pega de primeira sem qualquer dificulidade .

Se fez uma boa limpeza nesse contato, provavelmente é isso sim. Se não deixou tudo bem limpinho, aplicando o WD-40 recomendo que re-faça para evitar problemas futuros.
Verifique os demais contatos da moto, e se tiver mais algum com isso... já sabe... limpeza!

ABS e boa sorte!!

Seg Jul 16, 2012 8:29 pm
XTZinha

barraforte,

Embaixo dessas 2 porcas tem tipo uma roela que está encostada no motor de partida. É essa pecinha que realmente está enferrujada. As porcas estão novas. Tive vontade de tirar as porcas e chegar nessa 'roela' e limpar mas como fiquei receioso de não conseguir por de volta, não removir.

Obrigado pelo help e toques..

ABS

Seg Jul 16, 2012 10:41 pm
*Highlander*

NÃO Roberto, aquelas arroelas são de um tipo de cortiça e são assim pra isolar a corrente, tem a cor de ferrugem mais é a cor delas mesmo :lol:

Não fuça na moto pois ta na garantia e qualquer coisinha vão empurrar o preju pra voce :crying:

ó a foto :vee:
Imagem

Ter Jul 17, 2012 12:40 am
XTZinha

@Roberto Beto, importante tomar cuidado com isso. Essas buchas como bem ressaltou nosso colega @IPOROB são para isolar.
Se não se sente seguro não mexa na moto. Mas pesquise bastante, vá atrás, e estude. É sempre bom entender do que está rolando com sua motoca!

Valeu pela foto @IPOROB!!!
Essa Hamp é superior a Magnetron?

ABS

Ter Jul 17, 2012 1:37 am
XTZinha

Barraforte e Iporob,

Muito obrigado pelos toques de vcs dois. :applause: :ok:

Aos poucos vou aprendendo sobre mecânica com vcs aqui do fórum.

O que fico invocado é que a moto agora está ligando sem qualquer dificuldade, por que gostaria de saber precisamente o que foi que causou o lance de não querer ligar esses dias. Passei WD nessa bucha aí e tirei a vela e a limpei apenas e após isso a moto ficou boa. Mas se a bucha é daquela cor mesmo e a vela é nova, estranho o problema vir disso.

Bem, não voltando tá bom demais. Se acontecer de novo deixo na CC.

:ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:

Ter Jul 17, 2012 9:13 am
XTZinha

Um fato que me esqueci de relatar pra ver se há conexão:

Alguns dias antes da moto não querer ligar, ela parada tombou pra esquerda. Estava atrás do carro de uma amiga, ela não viu e deu ré! A moto ficou cerca de 1 ou 2 minutos caída. Amassou apenas a manete.. Mas ligou fácil e só depois de uns 5 dias que deu esse lance na partida.

Pode ter havido alguma conexão da queda com a partida?

Ter Jul 17, 2012 10:36 am
*Highlander*

barraforte escreveu:
Essa Hamp é superior a Magnetron?

Barraforte mesma coisa, a HOP sim é melhor pois é a de fábrica, as Hamp deve até ser da Magnetron ou bem similar, ja usei magnetron na Twister a na Brosa da maninha ta tambem e ta durando o normal :mrgreen:

Roberto, a nossa moto tem um sensor de inclinação, mais ele só atua ou da sinal se o motor estiver ligado, se a moto tava desligada, não pega nada.

Ainda bem que a moto ta boa, só acompanhando 8)

Ter Jul 17, 2012 10:56 am
XTZinha

Uma semana se passou e a motoca está boa! Pegando de primeira.. :D

Dom Jul 22, 2012 1:45 pm
Responder   [ 114 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo