Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: Seg Ago 26, 2019 6:21 am

Responder  [ 179 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 12  Próximo
Pinhão 16 dentes - alongando a relação final 
Autor Mensagem
Microlander

Moto: Outros Modelos
Diz aí amigos... mesmo a caixa de 5 marchas da Lander tendo uma marcha a menos que a Tornado por exemplo, na prática o ganho de ecônomia e velocidade final é desprezível e mesmo pior(comparando com a Tornado 2004 que tive) pois sua final não passava de 135 km/h no velocímetro e sua média de consumo na estrada era de 24 km/l (piloto sem bagagem a +/- 100 km/h).

Hoje com a Lander vejo que uma marcha a menos se traduz em menos trocas e consequentemente mais conforto na pilotagem em geral.

Mas como nossas motocas são on/off (cross como queiram) logo ela foi projetada para enfrentar uma mistura de asfalto e terra, desta forma o fabricante utiliza uma relação final (coroa e pinhão) mais curta para facilitar a pilotagem na terra. Como utilizo a minha na maior parte em asfalto para viagens diversas resolvi trocar o pinhão original (15 dentes) por um de 16. Comprei um Riffel a R$ 23,00 em BH.

Vejam os números:
46 dentes coroa original / 15 dentes pinhão original = relação final de 3,067
46 dentes / 16 dentes pinhão que comprei = relação final de 2,875
Erro de fábrica do velocímetro = 7,9% (pesquisa na net)
Erro de fábrica do odômetro = 0,5% (utilizei um GPS para comparar a distância marcada pelo odômetro)

Portanto alongamento de 6,2% na relação final e em todas as marchas consequentemente.

O resultado foi que o velocímetro praticamente passa a marcar a velocidade real (aproximadamente 7,9% - 6,2% = 1,7% a menos) e o odômetro passa a marcar aproximadamente 6,2% a menos a distância percorrida mas o que realmente interessa é a queda de aproximadamente 400 rpm em todas as marchas para a mesma velocidade.

Saí para testar como ficou e veio a surpresa. Quase nenhuma diferença nas arrancadas e retomadas e uma moto mais "solta" e o motor girando menos (aproveitando mais o torque do motor). Claro que o tempo de arrancada e retomada em quinta aumentam pouca coisa mas como disse na prática foi quase imperceptível. A primeira já não está tão curta e a quinta deixa o motor girando menos na estrada. Com menos giro vamos ter mais economia e menos ruido para viajar. A primeira impressão foi excelente e agora vou iniciar a medição de consumo já que a tendência é um pouco a mais de economia de gasosa também.

Apenas para a informação de todos minha pretinha está com 7000 km e toda a manutenção em dia (vela, óleo, filtro de óleo, etc...) e toda original.

Aguardo os comentários da moçada e quem tiver mais informações sobre está mudança estamos aí para debater e aprender. Abraços,

Qui Set 11, 2008 4:37 pm
Perfil YIM
XTZinha

Excelente explicação, eu tinha umas duvidas quanto a isso, por exemplo se eu colocar uma coroa maior vou ter mais tração por exemplo? Me falaram que a moto fica mais forte, mas quando eu estiver a 100 km mais ou menos a moto vai ficar toda se tremendo e instavel, eu faço trilha na minha motoca e acho ela sem força na areia por exemplo com a coroa original.

Qui Set 11, 2008 5:14 pm
Microlander

Jsamuelg, para trilha, você precisa de força (torque) que pode ser aumentado na roda colocando uma coroa maior (mais dentes) ou um pinhão menor. A moto arranca e acelera mais rápido porém o prejuízo vai ser na velocidade final da última marcha pois o motor vai subir de giro muito rápido atingindo seu giro máximo.

Fred, 1- tanto faz colocar uma coroa menor (menos dentes) ou um pinhão maior. O que vale é a relação final que é obtida dividindo o número de dentes da coroa pelo pinhão (ou os diâmetros...). A Lander X e a Fazer se não me engano possuem coroa com 44 dentes resultando em uma relação final menor (menos reduzida) pois são motos projetadas para asfalto e portanto precisam de um pouco mais de velocidade final. Com o pinhão 16, a Lander fica mais "longa" que com a coroa 44 da X.
Veja:
46/15 = 3,067 (Lander original)
46/16 (pinhão maior) = 2,875
44/15 (Lander X) = 2,933 quanto menor o número, mais se troca torque por velocidade fazendo a final subir.

Vale uma observação: não adianta reduzir demais este número pois o torque do motor não vai ser suficiente para empurrar a motoca...
Quanto a manter a motoca original aí vai depender da concessionária mas com certeza se você tiver um problema qualquer vão te negar a garantia e vir com aquela desculpa de sempre de que "você alterou as características originais da moto..."

2 - A leitura de velocidade da Lander/Fazer não está relacionada com o giro do motor nem com a marcha engatada e sim com a rotação do eixo secundário da transmissão pois é lá que está o sensor de velocidade. É como se calculasse a velocidade pelo giro da roda traseira pois este eixo está solidário com o giro da roda traseira. Se você muda a relação pinhão/coroa, você faz o eixo secundário girar mais rápido ou devagar para uma dada rotação do motor, alterando a leitura de velocidade do painel. O mesmo acontece se você mudar o diâmetro da roda traseira.

Qui Set 11, 2008 7:39 pm
Perfil YIM
Velha Guarda

Moto: Yamaha XT 660R
Frederico, acho que você deve procurar na autorizada mesmo, mas antes veja se a coroa ou o pinhão da X servem também pra Lander... aí é fácil de achar.... se der certo, estou pensando em trocar o pinhão da minha, mas antes vou esperar acabar a garantia.
Abraços....

Qui Set 11, 2008 9:26 pm
Perfil Visitar website do usuário
XTZinha

Frederico Costa escreveu:
Gabiru!
Longe de mim querer discordar de você, pois sou muito novo no mundo das motos para tal.
Mas tenho algumas dúvidas.
1 - Trocar o pinhão por um maior ou trocar a coroa (acho que é esse o nome) por uma menor, levam ao mesmo resultado? A coroa da X tem 44 dentes, contra 46 da Lander (informação que me foi passada na autorizada). Trocando a coroa, deixaríamos nossas Lander's ainda com peças originais.
2 - Por que essa troca altera o marcador de velocidade? Segundo o mesmo funcionário da autorizada, a velocidade da Lander é marcada pelo giro do motor e pela marcha em que ela se encontra. Então, tanto faz o tamanho da relação, não?
Como sei que nem tudo que esses caras falam deve ser escrito, caso alguém possa solucionar essas questões, eu agradeço.
Abraço a todos!

Têm outro detalhe a considerar na Lander X, a roda traseira é aro 17 enquanto na R é aro 18, querendo ou não isso também influencia na relação da moto.

Fui...

Qui Set 11, 2008 9:27 pm
Lander

vale bem a pena ressaltar que o alongamento da relação traz um desgaste/esforço bem maior para a embreagem!!! Quem quiser alongar a relação entretanto utilizar a moto para um deslocamento em terreno muito irregular, subidas e descidas a vontade e principalmente transitando com carona estará fazendo um péssimo negócio!

Abraço!

Qui Set 11, 2008 9:50 pm
Velha Guarda

Moto: Yamaha Lander Azul
Sou usuário do pinhão 16 desde os 500km...ou seja...desde zero...eheheh
http://www.xtzlander.com.br/forum/viewtopic.php?f=9&t=2004&hilit=pinh%C3%A3o+16

Qui Set 11, 2008 10:29 pm
Velha Guarda

Moto: Yamaha Lander Azul
Mais sobre o pinhão 16 abaixo...

http://www.xtzlander.com.br/forum/viewtopic.php?f=3&t=198&hilit=pinh%C3%A3o+16

Qui Set 11, 2008 10:35 pm
Microlander

A observação do Alysongr é válida. Com o pinhão 16 aumenta um pouco (muito pouco mesmo) o tempo de retomada o que para eu que ando sozinho e sem bagagem foi praticamente imperceptível mas os amigos que andam com garupa e carregam peso extra haverá um aumento no tempo de retomada o que a meu ver é só utilizar um pouco mais o câmbio...

Já a sobrecarga na embreagem também foi surpresa para mim pois achei que precisaria queimar mais para arrancar com o pinhão 16 e não foi bem assim. A minha tá arrancando normal (minha garagem é bem inclinada e achei que já teria que queimar na primeira arrancada mas subiu numa boa). Como meu uso é 99% sozinho, 80% sem bagagem, 70% estrada não volto mais para o pinhão 15...

Sex Set 12, 2008 10:40 am
Perfil YIM
Velha Guarda

Moto: Yamaha XT 660R
Frederico Costa escreveu:
Alguém de Brasília já trocou o pinhão? Aonde? Quanto?

Cara, liguei na Saga.... 83 Reais o pinhão da X de 16 dentes....
De repente, a gente pede pro Gabiru comprar pra gente e mandar pelo correio.... deve ficar mais barado que um só na autorizada. Aí a gente paga só a mão-de-obra pra trocar o pinhão.
Na Saga fica em R$10,00.
Concluindo 2 pinhões (23 reais cada) = 46,00
Troca 2 pinhões = 20,00
Se o envio pelo correio for 20 reais totalizamos 86 reais..... 3 reais mais caro que apenas um pinhão na autorizada.

GABIRU: Teria como você comprar e enviar pra nós??? Claro que depositaríamos a grana pra vc antes.

Sex Set 12, 2008 11:07 am
Perfil Visitar website do usuário
XTZinha

Moto: Yamaha XTZ 250 X Preta/Vermelha
não entendi direito, o pinhão da X é 15 ou 16?
se for 15, e se colocasse um de 16 dentes na X o q achariam q ficaria?
valeu

Qua Set 17, 2008 1:31 pm
Velha Guarda

Moto: Suzuki DL-650 V-Strom
Frederico, curioso o fato da alteração do pinhão não ter mudado em nada a relação velocidade X RPM na tua moto. Matematicamente seria "obrigatória" uma redução no giro do motor para uma mesma velocidade. Se a velocidade indicada no painel passou a ser mais próxima da real, alguma coisa mudou; estranho esse lance das rotações permanecerem inalteradas.
Por outro lado, tua moto deve ser a mais econômica de todo o fórum :lol: . Não lembro de ter visto alguém dizer que conseguiu tamanha economia.

Qua Set 17, 2008 6:32 pm
Microlander

Pessoal, o Rogério qué usa o pinhão 16 a muito tempo colocou um link para um site chamado webike que tem uma calculadora de velocidade. Fiz algumas simulações nele e os resultados são bastante precisos, vejam abaixo:

COROA 46/ PINHÃO 15 (ORIGINAL) = RELAÇÃO DE 3.067 COM O MOTOR A 6500 RPM = VELOCIDADE REAL DE 98,7 KM/H
COROA 44/PINHÃO 15 = RELAÇÃO DE 2.933 / MOTOR A 6500 RPM = VELOCIDADE REAL DE 103,2 KM/H
COROA 46/ PINHÃO 16 = RELAÇÃO DE 2,875 / MOTOR A 6500 RPM = VELOCIDADE REAL DE 105,3 KM/H
COROA 44 / PINHÃO 16 / ARO 17 (LANDER X ?) = RELAÇÃO DE 2,75 / MOTOR A 6500 RPM = VELOCIDADE REAL DE 104,1 KM/H

Moçada que tem Lander X se puderem confirmar o pinhão se tem 15 ou 16 dentes. A coroa é 44 dentes com certeza. Se for 16 dentes a Lander X tem a relação mais longa de todas Mas o aro 17 e pneu 130/70 encurta um pouco a relação final resultando na final acima para quinta marcha e motor a 6500 rpm. TW Comet, a Lander X com um pinhão 16 e coroa 44 fica realmente muito próxima de uma Lander normal com o pinhão alterado de 15 para 16 e coroa 46.

Frederico, com certeza houve variação de velocidade de sua moto para uma mesma rotação de motor. Veja a simulação acima. Se você ler os cálculos antes verá que o erro original do velocímetro está em torno de 7,9% para mais. Ao mudar para o pinhão 16 o erro cai para 1,2% e a velocidade mostrada no painel também cai ficando próxima da velocidade real da moto. Por outro lado, o odômetro que é muito preciso passa a marcar aproximadamente 6,2% a menos, logo ao medirem o consumo com pinhão 16 não se esqueçam de aumentar o km rodado em 6,2 % para calcularem a média.

Qua Set 17, 2008 8:11 pm
Perfil YIM
XTZinha

Amigos, estive conversando ontem com um mecânico da Saga (Mineiro, o pessoal de BSB deve conhecer) e ele me sugeriu a coroa da YBR, que encaixa perfeitamente na Lander, ao invés da troca do pinhão pois, segundo ele, a corrente fica raspando/batendo com o pinhão maior.
Como vou encarar 900km de estrada este fim de semana, com direito a 400 de terra (e pretendo viajar mais e mais), vou fazer a troca da coroa e ver como se comporta (antes vou dar uma puxada aqui na cidade pra ter a 1a impressão).
A relação vai ficar 2,866 , bem próxima da obtida pelo Gabiru. Espero com isso conseguir rodar mais suave na estrada, com a redução dos 400 RPM e, consequentemente, mais economia.
Consegui a coroa a R$ 21 no Enéas, aqui em Taguatinga, e a instalação acho que vai ficar na 'faixa', pq hj é dia de revisão dos 5.000km .
Depois postarei minhas impressões.
Abraços a todos.

Qui Set 18, 2008 11:24 am
Microlander

Fred, legal, depois diz pra nós o que deu... quanto a velocidade no painel não se preocupe, pois com o pinhão 16 ela vai ser menor em torno de 6,2% por isso você não viu diferença no painel para um mesmo giro do motor, esquenta não... quanto ao consumo de sua lander realmente andando na manhã, trocando marcha até 5000 rpm e abrindo o mínimo possível o acelerador dá pra chegar em suas médias ainda mais aí no DF que é tudo plano. Aqui em Minas acho que seria quase impossível... mas cuidado com o giro muito baixo (abaixo de 2500 rpm) pois ele faz muito mal para o motor...

Aí, o Sostenes já descobriu mais uma - coroa da YBR (43 dentes) serve na Lander e também alonga a relação da mesma forma. Beleza. Quanto ao que seu mecânico falou do pinhão maior fazer a corrente raspar no suporte acho que não vai acontecer, pelo menos eu não vi nada disso acontecer na minha quando fiz a troca...e não se esqueçam de que quando forem medir o consumo, o odômetro (aquele que marca os km) estará marcando a menos e esta diferença deve ser somada quando forem dividir pelo petróleo consumido caso contrário não verão economia alguma.

Qui Set 18, 2008 5:50 pm
Perfil YIM
Responder   [ 179 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 12  Próximo