Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: Sex Jul 03, 2020 10:32 am

Responder  [ 9 mensagens ] 
Vibração em subidas com garupa. 
Autor Mensagem
XTZinha

Moto: Yamaha Lander Preta
Marca de Capacete: Taurus
Boa tarde, pesquisei pra ver se acho algo a respeito, mas não encontrei nada, caso já tenha algum tópico referente pode excluir, ou direcionar este para lá.....

Tenho uma XTZ 250 Lander 2010/2010, desde que a adquiri percebo que ela vibra quando está acima dos 100km/h em pequenas subidas com garupa e bauleto, inicialmente achei que fosse pneu ou falta de balanceamento, pois comprei usada com 17.000km e o pneu traseiro já tinha sido trocado e o dianteiro já estava por acabar; pois bem cheguei ao ponto que tive que trocar o pneu dianteiro e pouco depois o traseiro, troquei os 2 pneus pelo modelo original METZELER Enduro 3, fiz balanceamento nas 2 rodas, porém quando estou na rodovia com bauleto de 30 litros (com somente 2 capas de chuva e 1 par de botas dentro) e com minha noiva na garupa e pego pequenas subidas na rodovia àpartir dos 100km/h eu sinto uma trepidação no guidão, desacelero um pouco, diminui a trepidação, quando pego descidas também diminui bem a trepidação; também já percebi que quando estou sozinho com bauleto a trepidação é menor, quando estou com garupa e sem bauleto a trepidação também parece ser menor, e sozinho sem bauleto a trepidação é menor ainda.... Alguém também já percebeu isso em sua Lander??? O que pode estar causando essa trepidação???? Já ouvi falar que é as sanfonas das bengalas...... Alguém tem alguma idéia????????

Sex Nov 13, 2015 3:35 pm
*Highlander*

Moto: Kawasaki Ninja 650R
Marca de Capacete: HJC F-15 Carbon, Shoei e Suomy
É trepidação ou oscilação? O guidão da sua moto é original?

Sex Nov 13, 2015 4:20 pm
Perfil Visitar website do usuário
XTZinha

shoichi kado escreveu:
É trepidação ou oscilação? O guidão da sua moto é original?

Sim o guidão é original, sinto no guidão uma tremida como se estivesse em marcha alta e baixa velocidade, e na aceleração, se diminuo a aceleração e trepidação também diminui, acontece em pequenas subidas em rodovia com minha noiva na garupa e o bauleto instalado, dentro do bauleto fica 2 capas de chuva e 1 par de botas....

Sex Nov 13, 2015 5:24 pm
*Highlander*

Faz o seguinte, aumente a pressão da mola do amortecedor e veja o que acontece.
na teoria quando você leva garupa + o baú a traseira da moto afunda muito fazendo com que a dianteira fique leve ocasionando alguma trepidação ou oscilações.
Pode não resolver, mas vale tentar p/ ver se é isso mesmo.
Eu tive uma XTZ 250X que não tinha jeito, passava de 140 Kms/h chacoalhava tudo, parecia que o quadro estava rachado, nunca consegui resolver isso.Coisas de Lander.

Sex Nov 13, 2015 5:38 pm
XTZinha

Marca de Capacete: ASW
shoichi kado, não da pra esperar tbm nenhuma estabilidade de uma motocicleta que tem o design de uma moto de cross nessa velecidade hahaha, brincadeira a parte eu sinto o guidão balançando em alta velocidade quando estou sozinho talvez por a moto estar muito leve, armlisboa tenta se posicionar diferente na moto pra testar tbm, talvez vc ta andando muito reto na moto, só uma suposição, pode ser que ajuda no problema :D

Seg Nov 16, 2015 5:47 pm
*Highlander*

Rodrigo Xavier,
A D TrackerX que eu tive andava a 160 Kms/h e eu segurava com uma mão só no guidão :vee:

Seg Nov 16, 2015 6:00 pm
XTZinha

Marca de Capacete: ASW
hahaha vida loka, outro nível

Qua Nov 18, 2015 11:19 am
XTZinha

Então pessoal, fiz diversos testes, a moto trepida por si só, acredito que seja o designer da moto (estilo trail) ou projeto da mesma, porém a trepidação piora mesmo quando estou com bauleto; sem garupa e com bauleto sinto um pouco a trepidação, vamos dizer: - aceitável, com garupa e com bauleto sinto bem a trepidação, uma trepidação tensa, sem garupa e sem bauleto sinto muito pouca trepidação, quase nada pra ser exato, com garupa e sem bauleto sinto pouca trepidação, porém um pouco mais que sem garupa, porém nada muito tenebroso, vamos dizer: - aceitável

shoichi kado escreveu:
Faz o seguinte, aumente a pressão da mola do amortecedor e veja o que acontece.
na teoria quando você leva garupa + o baú a traseira da moto afunda muito fazendo com que a dianteira fique leve ocasionando alguma trepidação ou oscilações.
Pode não resolver, mas vale tentar p/ ver se é isso mesmo.
Eu tive uma XTZ 250X que não tinha jeito, passava de 140 Kms/h chacoalhava tudo, parecia que o quadro estava rachado, nunca consegui resolver isso.Coisas de Lander.

Sobre a regulagem da mola do amortecedor traseiro, utilizo a posição 3 (intermediária), aumentei p/ a posição 4 mas achei que a moto ficou dura quando ando sozinho, não cheguei a fazer o teste com garupa e bauleto, mas pra andar sozinho achei desconfortável......

Ter Dez 01, 2015 12:35 pm
XTZinha

Rodrigo Xavier escreveu:
shoichi kado, não da pra esperar tbm nenhuma estabilidade de uma motocicleta que tem o design de uma moto de cross nessa velecidade hahaha, brincadeira a parte eu sinto o guidão balançando em alta velocidade quando estou sozinho talvez por a moto estar muito leve, armlisboa tenta se posicionar diferente na moto pra testar tbm, talvez vc ta andando muito reto na moto, só uma suposição, pode ser que ajuda no problema :D

Sobre a posição na condução da moto, quando estou com garupa não tem jeito, tenho que conduzir reto, senão minha noiva irá se encostar no bauleto, o que eu acho que é pior, pois ela fica meio espremida entre eu e o bauleto, fazendo pressão no bauleto, pondo mais peso na parte traseira do quadro da moto, e como já é sabido por todos os proprietários de Lander essa parte do quadro é o maior problema da moto, e eu não tenho aquele reforço.....

Ter Dez 01, 2015 12:47 pm
Responder   [ 9 mensagens ]