Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: Qua Nov 26, 2014 4:06 am

Responder  [ 69 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Lander no MotoCross 
Autor Mensagem
XTZinha

Olá Moçada.. Tudo blz?

Comprei a minha Zulona final de 2007, a minha intenção era MotoCross. Como no início dava dó toca a bicha na lama optei em andar um ano na manha!!

Enfim depois de um tempo comecei a prepará-la para MotoCross.. Ai começou a aparecer às dificuldades...

Muitos erros a aprendizados.. Espero poder ajudar quem está a fim de entrar no MotoCross..

O que eu fiz...:
- Pneu Pirelli traseira, e Metzeler na dianteira, mantive as rodas e raios originais;
- Troquei Coroa e Pinhão 46 dentes passe 520, ela ficou mais forte nas arrancadas;
- Tive que trocar a corrente, já optei por uma com retentor.. (Dá menos manutenção por ter umas borrachas nos contatos);
- Guia de Corrente;
- Protetor de Mão, daqueles simples, baratinho só para não tomar pedradas.
- Preparo da Suspensão (Aí começaram as limitações)
> Não têm material como encontramos para a Tornado, na dianteira mudou-se a configuração trocaram para um fluido mais grosso e elevaram o nível do óleo;
> Na traseira tiveram que serrar a peça, trocaram o fluido. Porém como a peça e blindada tiveram que adaptar um suporte para fechá-la.
- Retirei Pisca dianteiro e traseiro, Retrovisor, Suporte para Placa (Que já sai com Pisca e tudo), apoio dos pés da garupa, reposicionar o copinho de fluido de freio, e mudança do curso do cano de freio traseiro por cima.
- Mantive Farol e Painel;

Feito isso fui andar. Gente fico uma delícia, macia, forte show... Fora que ficou linda, mantive os adesivos originais para mostrar que era uma Lander indo pra pista.
Andar em pista é muito diferente... Tive que reaprender tudo, frear com um dedo, embrear com um dedo, frear engatando marcha ao mesmo tempo... Fora o esforço Físico que é fenomenal, mesmo com 10 meses de academia miei nos primeiros treinos.. Os Braços, punhos, tríceps parecem que vão se soltar de tanta dor.. Mas com o tempo você vai criando resistência.
Eu achava que eu nunca iria cair.. Errei, cai mesmo, graças a Deus nenhum tombo sério, só de leve.. Mas cai! Fundamental o uso de equipamento de segurança, lesões vão aparecer por qualquer tombinho q você leve...
Mas tudo se compensa quando você encaixa uma "Mesa" (Nome dado às rampas - fiquei sabendo disso no um treino).

Problemas encontrados:
- Você vai ralar todos os plásticos,
- Riscar todos os adesivos,
- O suporte para o guia de corrente da Lander é fraco o meu quebrou (Solda Oxigênio, o eixo traseiro vai ficar queimado).
- O copinho de fluido de freio como é de um material rígido vai quebrar, então o prenda com uma fio, pois num caso de queda ele vai mover-se e não vai quebrar mais...
- A mola do "Pesinho" vai ficando fraca ai você descobre que a peça que ativa o sensor de ignição do pesinho desgasta nos dois encaixes, com isso a mola fica frouxa, aí você tem que encher com solda oxigênio. O perigo é quando você pousa num saldo o pesinho se arma e volta, se você cair inclinado nesse pesinho, não vai ser muito gostoso.. O ruim é retirar o apoio aí ter q ficar encostando a Motoca em parede, arvores... Tem que arrumar.
- A Aleta de Tanque da Lander quebra, pode ver nos tópicos aqui do Fórum... Não tem conserto, a peça custa aqui em Curitiba R$ 85,00 a R$ 90,00, fora adesivo; Porém é difícil encontrar a pronta entrega, sob encomenda de 7 a 15 dias. Vêm de Manaus... Não encontro nada Paralelo, nesse quesito a Lander leva uma lavada, pouca coisa paralela. Desconsiderando aquele tanque horrível se alguém souber de aletas paralelas para Lander me avisa

Depois de três meses andando e já com certa habilidade comecei a sentir outras necessidades, uma delas era do guidão, muito baixo, não proporcionava um controle seguro, nem mesmo uma boa postura quando tinha que ficar em pé. Outro fator é quando se está voando num salto, parece que a carenagem do farol e o painel lhe tiram a visão, e aparenta a moto ter mais peso, sendo que no ar com capacete e óculos você não tem uma visão ampla... É você voando, com um motor acelerando embaixo e você enxergando p.. nenhuma o pouco que se ganha de visão é muito lucro! hauahuaha. Mas esse é o desafio.. vocês os vencem...
Então mandei a Motoca pra oficina e foi enfeitá-la:
- Troquei Guidão , coloquei da marca Oxxy http://www.adrenalinamotoracing.com.br/det_produto.php?pro=627&nome=Guid%E3o%20OXXY%20+%20Adapatador. Já vem com adaptador. Mas não fiz uma escolha correta. O curso para as manoplas são curtas, logo começa a curva do guidão, o manicoto fica fora da posição aí você tem que trocar os manetes. Se você deixa o guidão sem cortar um pedaço os cabos de acelerador e freio ficam curtos. O curso das manoplas diminuem ainda mais, aproximadamente 1 cm. Não se acha manetes paralelos para a Lander, encontrei por acaso um importado para o freio, ficou Chick porém caro R$ 200,00. Mas a embreagem tivemos que curvar o manete pra se ter alavanca, fiquei como o manete original. Outro pepino foi que tive que mudar o Start para o lado esquerdo, pois não tinha vaga no lado direto. Frustrei-me!!!
Encomendei adesivos na Al Sign Graphics, R$ 308,00 com sedex e tudo. Se paga antecipado, ainda não recebi o material, pois não me enviaram conforme combinado. Aqui em Curitiba tem a Dash Industries, porém com poucas opções de gráficos para a Lander, o material é excelentes eu uso um protetor deles na para lama dianteiro e na traseira. Optei pela Al Sign pelos modelos, porém as RX Graphics tem excelentes modelos também, porém material muito grosso em minha opinião (1,1 contra 0,5 da Dash e 0,6 da Al Sign em mm), em conseqüência disso os preços são bem mais caros..

Essa semana termino de montar a moto, se eu achar a Aleta que está em falta. Assim que tiver pronta eu tento postar as fotos.. (pois não sei fazer como a galera)

Bem, pra fechar o pequeno livro, quero dizer que é legal poder de alguma maneira trocar experiências, espero ter ajudado ou esclarecido algumas dúvidas... O que eu deixo de recado é, a Lander é uma baita moto, porém nova no mercado, a Yamaha peca em muitos aspectos, peças para reposição, qualidade no atendimento, agilidade e preço. A Tornado leva vantagens em vários aspectos. Mas Tornado tem de monte andando. O meu desejo era quebrar as regras e botar uma Lander na Pista. Estou apanhando um pouco mas estou andando...

Um Grande Abraço a todos..

DAC

Sáb Fev 07, 2009 1:46 pm
Microlander

Moto: Yamaha Lander Preta
VELHO parabens pela iniciatica de praticar este esporte que para mim é o mais radical ja visto.

Agora vou te dizer uma coisa eu ja me aventurei assim com uma tornado que preparei gastei uma bala na preparação correta para trilha e alem do mais quando vç é iniciante vç acaba exigindo mais da moto e por consequencia mais gastos $ , mais assim que vç tiver uma oportunidade pegue uma YZ 125 usada ou uma RM 250 que vai valer cada centavo investido e vç vai notar a tamanha diferença de uma moto feita para isso.

VALEU E BOA SORTE

Sáb Fev 07, 2009 2:24 pm
Perfil YIM
*Highlander*

Moto: Yamaha Lander Vermelha
Parabens grande. Antes que alguem venha falar coisas do tipo: bah, devia ter vendido a lander e pegado uma crf (ou afins) ou mesmo uma tornado preparada blablabla...

O que importa é que tu pego a moto que queria usar e arrumou/esta arrumando o melhor possivel para o que deseja praticar.
Da mais trabalho, mais complicaçoes, talvez nem tenha sido a melhor opção em alguns sentidos, mas ter um desejo, mentalizar ele e ver se tornar realidade paga qualquer coisa. Parabens mais uma vez...
E KD AS FOTOS??? :angry: :angry: :angry:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Sáb Fev 07, 2009 2:32 pm
XTZinha

Obrigado pela força moçada...

Como solicitado segue as fotos do Antes o do depois.. Ah.. tem um videozinho tbem..

Antes:
Imagem

Depois:
Imagem

Video:
http://www.youtube.com/watch?v=uaKuTsEjFiA

Abraço;

DAC

Sáb Fev 07, 2009 6:31 pm
*Highlander*

Moto: Yamaha Lander Vermelha
Fico show! Mas tu nao pilha em tirar o farol fora e meter um number plate nao?
Depois trocar os disco de freio e meter uns flexiveis com dot 5.1 acho que ia dar uma boa ajuda! E futuramente colocar o kit pra 350cc :ok:

Sáb Fev 07, 2009 6:57 pm
XTZinha

Falou tudo Amadeobessa...

Eu dei uma mechida na Motoca onde eu retirei o painel, farol, troquei o guidao e agora só falta chegar os Gráficos..

Quando tiver pronta eu posto as fotos..

Agora quanto aos discos não ví ainda esse que vc passou... O original segura bem.. Só que gasta uma pastilha!!!!

Deixa eu pegar mais a manha que vou colocar um KIT 350. Parece que tem um lance que dá pra fazer também na injeção, mas ainda não sei quem faz aqui...

Vamos trocando idéia...

Abraço;

DAC

Sáb Fev 07, 2009 7:53 pm
Minilander

Moto: Yamaha XT 660R
massa d+

mas a corrente da lander original tem retentor só que é muito fina.

Dom Fev 08, 2009 9:37 pm
Perfil Visitar website do usuário
XTZinha

Opa, seja bem vindo!

Bem loca a azulona, com os gráficos novos com certeza vai ficar melhor ainda!

Perguntas:

Que guia de corrente vc colocou primeiro? Aquele da Anker?

Qual o número de dentes do pinhão novo? A coroa vc escreveu que são 46. A primeira ficou muito curta?

Aha, a minha já peguei depenada e o cara colocou um parafuso passante pra fixação superior da aleta. Tomei vários rolas já e a aleta tá lá ainda sem maiores problemas, se for comprar uma nova cada vez que quebrar a fixação superior haja grana!

Dom Fev 08, 2009 11:44 pm
XTZinha

Dac escreveu:
Deixa eu pegar mais a manha que vou colocar um KIT 350. Parece que tem um lance que dá pra fazer também na injeção, mas ainda não sei quem faz aqui...

ôpa DAC, bem louca sua motoca hein, parabéns...

me permita dar uma dica,
se vc for mexer no motor com certeza você vai ter que remapear a injeção...
então antes de remapear troca também a curva do escape
a curva pra este escape seu é mais direta e vai aproveitar melhor o motor

na minha só senti falta da curva ter o protetor igual da original, e tava derretendo a calça direto, fora a chance de tomar um rola e queimar a perna...
daí soldei umas porcas na curva e prendi um protetor de Falcon que um amigo tinha jogado
mandei cromar e ficou beleza...

abraço e boa sorte no cross...

Seg Fev 09, 2009 7:12 pm
Microlander

Moto: Yamaha Lander Preta
é isso ai Dac
aqui na minha cidade tinha um cara q corria de lander tbm
mais acho q não corre mais
quando tiver umas fotos dela na pista posta q nois adoramos ver
lander na terra :lol:
abraços :ok:

Imagem

Ter Fev 10, 2009 8:42 am
Superlander

Moto: Outros Modelos
Show o seu relato!! Vai ajudar quem pretende ir para o Cross com ela!!

Parabéns pela iniciativa!

minhamotonaestrada.blogspot.com

Ter Fev 10, 2009 9:36 am
*Highlander*

Moto: Suzuki DL-650 V-Strom
Marca de Capacete: Shark S800
Parabens ae cara!
:applause:

E tome diversificação no nosso forum... Isso eh otimo! 8)

:ok:

http://www.bibliaonline.com.br/

Ter Fev 10, 2009 9:46 am
XTZinha

legal a sua iniciativa DAC!! vc é de onde?? e que pista anda?

eu mesmo já pensei em comprar um jogo de roda OFF pra minha X pensando em praticar motocross mesmo.
mas ia gastar um bom din din e destruir a moto(imagina usar no dia a dia, competir SM, e ai enfia + um motocross) huahuauha

to doido pra pegar uma moto off

XT250X #112
Husqvarna SMR510 #114 - 2007 S1 Chareyre / S2 Delepine World Champion FIM SUPERMOTO
Acho que gosto de supermoto!

Ter Fev 10, 2009 11:45 am
XTZinha

Muito legal o relato

Parabéns pela Lander!

Ter Fev 10, 2009 9:22 pm
XTZinha

Obrigado Climeira...

Bem vamos lá...

Climeira escreveu:
>> Que guia de corrente vc colocou primeiro? Aquele da Anker? <<

- Foi esse mesmo... Você deve estar perguntando porque eu disse que tive problemas com a guia.. Mas o que quebrou foi onde Fixa a Guia... Apenas trincou aquele ferro onde é preso. A guia ainda é a mesma... Só mandei soldar a bagaça!

Climeira escreveu:
>> Qual o número de dentes do pinhão novo? A coroa vc escreveu que são 46. A primeira ficou muito curta?<<

- O pinhão continua de 13 dentes, conforme ela vêm de fábrica.. Só coloquei um mais grosso (passe 520 original é 428) pra ficar mais resistente. Então ficou o Pinhão e Coroa 520.
- Sobre a coroa eu troquei para ela ficar mais forte nas arrancadas.. Original são 40 dentes, ele têm mais final, porém fica frouxa na saída.. E deu um excelente resultado.. Eu já ví aqui no forum falarem em 48 dentes.. Deve ficar mais rápida ainda, mas deve perder muito em velocidade final.. Tem uns cálculos que é feito mais isso eu deixei para o mecânico fazer.. Os profissionais dizem que vc deve ter um Kit para cada tipo de pista..A que for mais travada coroa maior.. Acho que é assim
tbem.

Abraço;

DAC

Sex Fev 13, 2009 2:09 pm
Responder   [ 69 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo